domingo, 14 de janeiro de 2018

ECONOMIA - A entropia liberal.

Nilson Lage


A entropia liberal


Dona Carochinha, é uma barata cascuda que os portugueses refizeram simpática, no início da Era Moderna, para contar mentiras às crianças.

Uma das histórias da Carochinha que mais se espalhou e se repete entre os adultos é aquela que atribui o desenvolvimento tecnológico ao liberalismo econômico, à livre iniciativa e à competição entre detentores privados de capital.

Como toda boa mentira, essa tem cinco por cento de verdade. É fato que, se duas padarias dividem mercado em um bairro, cada uma de propriedade de um padeiro mais orgulhoso de seu ofício do que o outro, ambos investirão em novas máquinas, contratarão melhores confeiteiros e disputarão na velocidade e cortesia das entregas a domicílio: a panificação progredirá, a economia prosperará, os consumidores farão melhores sanduíches e o jogo será de ganha-ganha.

No entanto, se os proprietários não são padeiros aficionados, mas capitalistas espertos, provavelmente descobrirão logo que terão maior lucro, sem risco, sem nada investir, se combinam servir pior a quem não tem alternativa; a partir daí, empenhados em tosquiar a freguesia, farão tudo para impedir que aventureiros venham vender na vizinhança um pão melhorzinho.

Chama-se a isso formar cartel e preservar mercados. Projetando para escala mais ampla, o capitalismo torna-se, então, entrópico e conservador: as tecnologias digitais penaram décadas nas gavetas à espera das fábricas de películas em filme ; os investimentos em energia hidráulica ou nuclear tropeçam no poder político e midiático dos capital investido em combustíveis fósseis (o mito da proliferação das armas atômicas, a defesa hipócrita de terras de antepassados alheios) etc.

Na verdade, o grande desenvolvimento tecnológico do Século XX ,a partir da recessão que marcou a belle èpoque ,deve-se às três guerras mundiais – a primeira, a segunda e a fria – que impuseram a competição entre países. A aviação militar e a disputa pela presença no espaço cósmico; a pesquisa de fármacos e fontes de energia: a conquista de corações e mentes pelas telecomunicações; a mobilização das economias e inteligências nacionais para combater “o inimigo” - naturalmente com dinheiro público – estão na raiz de quase tudo que se transformou na agricultura, indústria e serviços.
Havia, é claro, apaixonados padeiros: na eletricidade, Edison e Tesla, o Ford dos automóveis, o toiotismo da Toiota; os últimos, desses, no campo da telemática, estão mais para contratadores da competência alheia do que para o cultivo da própria… 

Só que uns e outros escasseiam quando a decisão se transfere do particular da produção para o universal do dinheiro, que acaba por subordinar a inteligência. Financistas pensam como aqueles capitalistas da padaria: para eles, mercearias, crematórios, hospitais, campos de papoulas ou fábricas de suco de goiaba são “ativos”; compram, vendem, guardam com riscos controlados – tendem a não jogar dinheiro pesado em investimentos setoriais promissores, mas incertos,de que nada entendem.

A livre competição deságua, então, numa ação coordenada contra os mais fracos – empregados e consumidores – e na disputa e partilha de mercados, na qual, como escreveu em 1931 o Papa Pio XI na encíclica Quadragessimo Anno, ganha inevitavelmente o mais forte e perdem os demais.

Nenhum comentário: