quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

POLÍTICA - Pesquisa Vox.


Vox: Temer tem 8% de aprovação; 87% rejeitam reforma da Previdência


oitotemera
Primeira pesquisa realizada após o anúncio da proposta do Governo Temer para a reforma da Previdência (Datafolha e CNI Ibope tiverem coleta de dados anterior a ele) o levantamento da Vox Populi, feito para CUT, mostra que a situação do ocupante da presidência passou de péssima para desastrosa.
O gráfico aí de cima mostra o afundamento do já pouco prestígio do “homem que ia unir o país”.Só oito em cada cem brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, contra 55 que o acham ruim ou péssimo. Se fossemos traduzir num placar, daria o fatídico 7 a 1.
Quem examinar o gráfico, não estranhe os dados pré-impeachment: é que a Vox perguntava antes se o entrevistado sabia alguma coisa sobre ele ou não e, se sabia, se a opinião sobre ele era  ótima, boa, regular, ruim ou péssima.
oitotemer1O impacto da reforma da previdência, antes só suspeitada, piorou com a divulgação das medidas concretas.
Nada  menos que 87% dos entrevistados discorda da ideia de que as pessoas possam se aposentar apenas aos 65 anos e com pelo menos 25 anos de contribuição. Só 8% concordam.
Um placar acachapante para uma proposta que precisa de 60 % dos votos do Congresso para ser aprovada
A pesquisa, talvez para não passar de 100%, não pergunta sobre os 49 anos de contribuição para não ter desconto nos proventos…
oitotemer2Outro ponto interessante para os que foram às ruas derrubar Dilma Rousseff em nome do combate à corrupção é que, hoje, a metade dos brasileiros (49%) acredita que a punição aos desvios de dinheiro na administração pública brasileira. Há um mês atrás, eram 30%.
Na abertura dos dados por renda, escolaridade e região, a queda de Temer é generalizada em todos os segmentos, sendo um pouco menos estrepitosa entre os que ganham mais de 5 salários-mínimos, seu melhor resultado. Ainda assim, como você vê nos gráficos que publico ao final do post, números muito ruins: 9% de ótimo e bom contra 45% de ruim e péssimo.
A pesquisa foi realizada entre 10 e 15 deste mês e ouviu 2.500 pessoas em 168 municípios, com margem de erro de +/- 2 pontos.
oitotemer3
oitotemer4

Nenhum comentário: