sexta-feira, 22 de abril de 2016

POLÍTICA -Até Barbosa sabe.

Até Barbosa sabe: alegação do impeachment é fraca e causa desconforto

Até o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, sabe que não há razões que justifiquem um afastamento sa presidenta Dilma Rousseff de seu cargo. Durante palestra em Florianópolis, nesta sexta (22), ele afirmou que falta fundamentação ao processo de impeachment. 



  
"Sinto um mal estar com esse fundamento. A alegação é fraca e causa desconforto. Descumprimento de regra orçamentária é regra de todos os governos da Nação. Não é por outro motivo que os Estados estão quebrados. Há um problema sério de proporcionalidade. Não estou dizendo que ela não descumpriu as regras orçamentárias. O que estou querendo dizer é que é desproporcional tirar uma presidente sobre esse fundamento num país como o nosso", defendeu, durante fala na abertura do Simpósio das Unimeds.

Para barbosa, "vão aparecer dúvidas" sobre a justeza dessa discussão. "Mais do que isso, essa dúvida se transformará em ódio entre parcelas da população. Quanto à justeza e ao acerto político dessa medida tenho dúvidas muito sinceras", declarou.

O jurista criticou também a relação "perversa" atual entre os poderes Executivo e Legislativo. Barbosa afirma que o presidente brasileiro precisa fatiar seu governo para contentar o Congresso Nacional. Em comparação, citou o caso do EUA, onde, explicou, Barack Obama tem minoria no Congresso e usa de artifícios como uma boa comunicação para evitar a relação perversa com os congressistas.


 Do Portal Vermelho, com Zero Hora

Nenhum comentário: