quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

POLÍTICA - O "rolezinho" em apoio a Chico Buarque.

O "rolezinho" em apoio a Chico Buarque



Por Altamiro Borges

Num ato irreverente e animado, convocado por seus admiradores pelo Facebook, centenas de pessoas se reuniram na noite desta terça-feira (29) em um bar do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, para manifestar solidariedade ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque. Foi a resposta aos playboys fascistoites - herdeiros de empresários e ruralistas sem moral -, que na semana passada hostilizaram o artista quando ele saia de um restaurante no mesmo bairro, xingando-o de "seu merda", "PT bandido" e outros adjetivos próprios dos midiotas. Segundo relato bem acanhado do G1, o portal de notícias da Globo, "o happy hour foi embalado pelo tom político e por músicas do cantor".

Ainda de acordo com a reportagem, no "rolezinho com Chico Buarque no Leblon", como o evento foi batizado nas redes sociais, "um grupo pintava camisas, com a técnica de silk, com o rosto do cantor e com frases como "Golpe nunca mais" e "#TodxsdeChico". Muitos aguardavam a presença do ídolo, que até as 21 horas não havia comparecido. O público cantou músicas consagradas, como 'A banda' e 'Apesar de você' - canção considerada um hino de repúdio à ditadura militar". Entre os manifestantes estava a jornalista Graça Lago, filha do falecido ator Mário Lago, que explicou o motivo do protesto:

"A gente vive momento de intolerância, em que todo mundo tem que se posicionar. É hora de cada cidadão lutar contra o ódio. As pessoas têm que aprender a respeitar a democracia, o voto, a opinião do outro". Ela criticou ainda as ofensas sofridas pelo músico. "Chamar o Chico de 'm...' é absoluto desconhecimento do que é a arte neste país. Chico Buarque é um patrimônio da nossa cultura".

*****

Leia também:






Nenhum comentário: