segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

PETROBRAS - "Uma verdadeira manada de desinformação despejada pela mídia"

Colunista critica mídia e onda de desinformação contra a Petrobras

Em sua coluna semanal na Rádio Vermelho, Urariano Mota, jornalista e escritor pernambucano, faz duras críticas sobre a coberura da mídia sobre o acidente ocorrido nesta quarta-feira (11) no navio-plataforma operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras, na Cidade de São Mateus, no Espirito Santo. "Uma verdadeira manada de desinformação despejada pela mídia", criticou o jornalista.

Da Rádio Vermelho



Ilutração: Andocides Bezerra
"O caráter da manipulação e da propaganda para derrubar o governo Dilma está escancarado e descarado", denunciou o colunista.
Ele lembrou que os colunistas se assanharam, seja na TV ou internet. "O caráter da manipulação e da propaganda para derrubar o governo Dilma está escancarado e descarado. Parace que há somente um redator em todos os jornais do Brasil?", questionou o colunista ao criticar o papel da mídia conservadora nessa cobertura. 

Urariano Mota destaca que "na tragédia de quarta-feira (11), a informação mais técnica é que o navio-plataforma São Mateus jamais poderia ser da Petrobras, porque ao mais ligeiro exame visual seria notado que ele não tem um BR escrito no costado. Ele é um FPSO. As FPSOs significam Floating Production, Storage and Offloading, ou Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Descarga. Quando são construídas no Brasil pela Petrobras têm o símbolo BR no costado. A São Mateus, a partir da imagem, não poderia ser da Petrobras. No costado, se escreve PROSAFE, que não é remédio para doença mental, é [uma empresa] norueguesa".

Ele ainda acentua que "contra o governo, a notícia é como um rabo à procura de um gato. Ou então, como um rabo que procura o leão". E disparou: "Pouco importava que a FPSO SAO MATEUS fosse uma empresa da Noruega, contratada pela Petrobras. O fundamental era associar a desgraça ao desmonte feroz da empresa [Petrobras] no noticiário".

Nenhum comentário: