segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

CUBA - Reservas de petróleo.


Reservas de petróleo podem virar atração econômica de Cuba

Uma das mais prolíficas bacias de petróleo e gás natural do planeta está próxima à costa noroeste de Cuba, e a reaproximação com os Estados Unidos vem acendendo esperanças de que Cuba possa agora lucrar com isso.
A perspectiva é vista com bons olhos por cubanos desesperados pelo crescimento econômico, mas é altamente preocupante para ambientalistas e para a indústria do turismo na região.
Mas um boom cubano do petróleo é improvável por enquanto, mesmo que sejam relaxadas as restrições a negociar com os Estados Unidos, devido aos baixos preços do petróleo e a oportunidades muito melhores de perfuração em outros lugares.
"Cuba não será o lugar ao qual os operadores virão aos borbotões", diz Bob Fryklund, estrategista-chefe de exploração e produção de gás e petróleo na consultoria IHS.
Embora a indústria petrolífera de Cuba esteja há muito tempo aberta a investimentos estrangeiros, o embargo dos EUA lhe negaram algumas das melhores tecnologias e graus de expertise em captação em águas profundas. Como resultado, Cuba produz apenas 55 mil barris de petróleo por dia. Cerca de um terço disso é produzido por uma empresa canadense chamada Sherritt International.
Cuba consome 155 mil barris por dia, e completa o tanque usando petróleo da Venezuela, parte de um acordo estabelecido com o ex-presidente Hugo Chávez. Em comparação, uma plataforma grande do Golfo do México pode produzir 200 mil barris por dia em águas profundas.
Os poucos projetos grandes de exploração em Cuba em anos recentes tiveram pouco sucesso. A empresa espanhola Repsol abandonou um longo projeto em 2012, quando um poço offshore falhou em encontrar muito petróleo.
Uma queda de quase 50% no preço global do petróleo também esmagou as economias da Venezuela e da Rússia, ameaçando o auxílio dos maiores aliados de Cuba. Os preços baixos também forçam os exploradores a abandonar projetos arriscados porque o potencial de retorno financeiro é muito menor.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: