segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PETROBRAS - A armação da delação premiada.


POST-ELEÇÕES  01
A Delação Muito Premiada de Paulo Roberto Costa
 
Carlos A. Lungarzo
  
Durante as eleições que culminaram ontem, no Brasil, a oposição de direita levou avante seu mais exagerado plano de sabotagem e provocação, desde que começaram a oposição suja a Lula já em 2003..
No Brasil, à barbárie ideológica, uniu-se a absoluta impunidade que possuem os órgãos da mídia, alavancados por enormes somas de dinheiro das elites e dos financiadores externos. (Por exemplo Gyorgy Schwartz, mais conhecido por outro nome)
Além disso, foi tirado proveito de uma parte significativa dos membros do MP e da PF, mas, sobretudo, de boa parte da Magistratura, quase sempre disposta a atuar como hiperpoder em defesa das elites.
==========================
A Farsa de Costa
Costa confessou seus delitos de corrupção na Petrobrás, e até aceitou devolver o dinheiro em troca da delação premiada. Mas, o processo aberto contra ele foi bastante tempo anterior ao começo da campanha eleitoral.
Já quando foi capturado, em 2014, Paulo Roberto Costa estava longe de ser um desconhecido. Ele foi funcionário de carreira da Petrobras desde 1978 e começou a assumir cargos de direção a partir de 1995, quando, se não me engano, o presidente não era Lula, mas o príncipe FHC.
Passou a ser diretor da nacional de Gás,  entre 1997 e 2000. Isto tampouco foi no governo Lula nem Dilma. Foi durante o segundo principado.
Observe que, então, há mais de 15 anos, Costa possuía já poder e prestígio, e que, portanto, existem duas alternativas:
1) Ele não havia cometido nenhuma irregularidade. Se esse for o caso, então, em 2004 Lula não poderia saber que ele as cometeria no futuro.
OU
2) Ele haveria cometido, sim, mas elas teriam sido, como as de outros, acobertadas pelo esquema de corrupção do hoje imortal ex-futuro sociólogo.
Também Costa comandou, entre 1997 e 2000, a construção do gasoduto entre a Bolívia e o Brasil, de 3150 Km. Como se pode deduzir, por causa da extensão, trata-se de uma obra faraônica, cujo custo deve ter sido altíssimo.
Isso não prova, é claro, que tenha havido corrupção durante sua construção, mas, pelo menos, faz pensar que isso deveria ter sido investigado.
Em síntese: Não se confiam obras dessa grandeza a qualquer técnico ou funcionário. Costa era uma figura importantíssima na Petrobrás, nomeada pela ultradireita (PSBD+DEM), especialmente o PSDB.  Sua blindagem durante todo esse período é difícil de entender, salvo que ele tenha bem protegido por seus patrões do principado. No entanto, ninguém pede contas a estes. Pedem contas ao PT do que aconteceu em 2000 !!!
Pense, por exemplo, quanto pode significar, em termos de sobrepreço, a construção de um gasoduto internacional e de plataformas gigantescas de alta tecnologia.
O Gasoduto visava atender as exigências de Repsol, Enron e outras empresas, que queriam privilegiar o gás sobre a energia hídrica, para favorecer seus interesses pois seu comércio do gás a nível mundial forma uma complexa rede tricontinental que se move com trilhões de euros.
Costa não só foi executor dessas grandes obras, como que teve funções de relevância na Plataforma-36. Sim, a mesma que começou a afundar nas três da madrugada do 15 de maio de 2001.
Morreram 11 pessoas.
Não pode atribuir-se a explosão à incúria de Costa. Isso seria agir com tanta leveza como agem os inimigos do PT, mas não se pode negar que um engenheiro extremamente gabaritado como ele, deveria ter instado suas equipes a atuar com a máxima segurança.
Quanto dinheiro foi "não contabilizado" nestas obras??
Pense no gasoduto.
Lembre que esse gasoduto, além de satisfazer pelo menos 5 transnacionais de Hidrocarbonetos, tinha uma segunda intenção, mais política do que econômica.
 Visava dar um jeitinho para a ultra-micro-oligarquia chefiada por Gonzalo Sánchez de Lozada Bustamante, que sabia que seria difícil parar a revolta popular na Bolívia. E estava certo, nem o gasoduto salvou a todos eles, especialmente a ele e a Hugo Banzer Suárez, de cair do poder, e ter que se refugiar nos EUA
FHC, sob o qual se fez esse gasoduto, era um tático inteligente, sem dúvida. Sabia que o sistema neo-liberal radical de Bolívia, Chile e Argentina, nos 90, era um importante apoio a seu mandato no Brasil e podia ajudar a eternização do PSDB .
Mas, isso falhou. Antes de terminação total do gasoduto, os levantamentos populares levaram ao primeiro plano nacional a Evo Morales, que em 2005 foi eleito por ampla maioria presidente da Bolívia.
(Outra desgraça foi o fim do governo Menem, e a expulsão de seu sucessor, o caricato Fernando de la Rua. )
Em 2006, Evo taxou o uso do gasoduto, o que criou ressentimento das elites brasileiras. Alguns dos deputados da direita lançaram até bravatas de invasão. Em 2006-07 Lula fez uma amigável negociação que favoreceu ambos os países até o dia de hoje.
Sem os fascistas na Bolívia nem o governo delinquencial na Argentina, as possibilidade do PSDB de compartilhar uma hegemonia na região deveu esperar... e ainda espera...
Mas, voltando a COSTA
Quanto se gastou com a plataforma 36, e quando com o gasoduto BrasBol???
Além disso, houve propina, e se houve, quanta???
Nada disso foi perguntado pelo jornalismo brasileiro (embora a curiosidade, mas não a resposta, se encontra facilmente nos jornais estrangeiros da época). A clownesca CPI da Petrobrás tampouco parece interessada nesse detalhe.
Mídia e CPI passaram a infame notícia de que Roberto Costa havia entrado na Petro por causa de Lula, que queria agradar a outros políticos. Ele já era um importante engenheiro da mesma, quando lhe foi oferecida a condição de Diretor por Lula, mas, até esse momento, nada constava contra ele. Lula não tinha motivo para desconfiar. Acaso alguém adivinha o futuro?
A eficiência técnica de Costa era relevante, apesar do acidente da P-36, e estava talvez entre as pessoas que mais sabiam sobre abastecimento em mar profundo.
Por outro lado, Dilma decidiu demitir Costa por incompatibilidade de modus operandi entre ambos. Perceba que Dilma não poderia tê-lo denunciado por corrupção, pois as corrupções da época do principado não se conheciam (nem ainda hoje se conhecem bem), e as posteriores, as que Costa cometeu durante este governo, estão sendo apuradas.
Há um fato óbvio: se as propinhas de Costa não foram descoberta antes, é, certamente, porque o MP, a magistratura e outros, foram adiando a questão PARA QUE EXPLODISSEM NA CARA DE DILMA.
 
Por pouca distância, se equivocaram todos. A bomba explodiu no vácuo e talvez no futuro ela possa explodir na cara dos que a plantaram.
 
Com efeito, as anteriores falcatruas eram sob o governo tucano, que as máfias e elites político-econômicas do Brasil queriam proteger. Obviamente, os juízes não iam apurar, porque, como eles dizem, "o judiciário só age sob provocação". Por sua vez, os que podiam "provocar" estavam muito confortáveis com a situação.
Fala sério, você, apoiador de Aécio: Você não contrataria como diretor um engenheiro excelente, com 26 anos de experiência em mega-obras, e com a ficha limpa!!!???
Claro, tal vez ele não tivesse a consciência limpa, mas ninguém sabia. Os amigos imortais nunca, nem sequer, levantaram a mínima suspeita.
Como Lula ia saber que anos depois ele, o Costa exigiria propina de outras empresas?
================================
Costa é Preso
Costa está preso desde março de 2014, mas, o juiz responsável do julgamento, Sérgio, o MP responsável pela eventual denúncia, e a PF, responsável pela investigação, precisaram SEIS MESES (tudo isso!) para aceitar a proposta de delação premiada.
Esperou-se até o 15/09/2014 para colher os depoimentos de Costa, os quais ainda não se conhecem abertamente, nem, muito menos, as pretensas provas que os fundamentariam.
Por que se esperou essa data?
Elementar... Era para detonar uma bomba logo em seguida, para que a campanha eleitoral de Dilma pudesse ser sujada pela lama da corrupção.
Já no segundo turno, o juiz teve o incrível cinismo (quero dizer "incrível" em outras latitudes; na magistratura brasileira é mais do que natural) de dizer que as confissões de Costa não estavam todas sob o segredo de justiça, apesar disso ser um traço fundamental da delação premiada.
Assim, o juiz, a polícia, o MP, os jornalistas, em fim, todas as força anti-Dilma, fingiram que uma frase mortal havia escapado da boca de Costa: "ele haveria dito que o dinheiro ia ao PT, ao PP e ao PMDB."
Não houve nem sequer uma confirmação do próprio Costa, o qual, obviamente, tampouco teria provado nada.
Mas a ralé linchadora da burguesia e seus alcoviteiros começaram a bradar para atrair os castigos do céu. Mas isso não deu totalmente certo.
Dilma, ao que tudo indica, perdeu parte de sua vantagem, mas ficou o suficiente para ganhar.
Mas, realmente, não sabemos qual era a verdadeira vantagem de Dilma, porque pelo menos três agências fantasmas a colocavam mais de 10 pontos por baixo de Aécio. Uma delas, a quase 20 pontos menos. É mais uma das numerosas fraudes desta infame campanha das que falarei nos próximos posts.
Mas, seguimos com esta história nos próximos textos.
 
(Tudo isto está amplamente documentado em jornais da época dos EUA, UK e até a França. Quem tenha interesse no assunto, precisa apenas usar o Google, e o tradutor. Ah!, se você votou em Aécio, peça licença ao PSDB, antes de começar a tomar conhecimento destas coisas. Eles podem não gostar.)

Nenhum comentário: