terça-feira, 30 de setembro de 2014

GEOPOLÍTICA - Ilegalidade de ataques dos EUA na Síria.



Europeus denunciam ilegalidade de ataques dos EUA na Síria


Estados Unidos mata dezenas de civis na Síria com seus bombardeios contra o Estado Islâmico (EI) sem a autorização do Governo de Damasco nem das Nações Unidas, afirma nesta segunda-feira (29) o jornal digital espanhol Público.es.


Explosão em cidade síria Explosão em cidade síria
O texto, escrito pela jornalista Nazanín Armanian, destaca que nestas operações, os caças norte-americanos pisoteiam o direito internacional, e por ser quem é, o algoz, e quem são as vítimas, as grandes redes informativas como a CNN ou a BBC não têm mostrado os vídeos da morte destas pessoas.

Washington tem como fim controlar a totalidade do levante mediterrâneo, que foi também um dos motivos para derrubar o líder líbio Muamar Kadafi, tentar humilhar a Rússia em sua área de influência, destruir o Exército sírio e controlar militarmente o mundo para compensar seu fracasso econômico, acrescenta.

A autora recorda que em 2007 a Casa Branca pôs em marcha o Plano A contra a Síria, que incluía operações encobertas, financiar grupos armados para derrubar o presidente Bashar Al Assad, bem como provocar o terror entre a população e gerar o caos.

Acrescenta que o Plano B agora em marcha tem como fim transladar o "califado americano" do EI da Síria ao Iraque, ao deixar que os jihadistas ocupem tranquilamente 90 mil quilômetros quadrados de ambos os países, sob o olhar aterrorizado de aproximadamente oito milhões de pessoas.

De acordo com Armanian, outro objetivo de Washington é organizar uma campanha de propaganda sobre a crueldade do EI, como fez com as lapidações que supostamente faziam os talibãs para justificar o ataque "libertador" ao Afeganistão em 2001, ou a matança de bebês kuwaitianos por Saddam Hussein em 1991.

Desde o dia 23 de setembro passado, os Estados Unidos, com o apoio da Arábia Saudita, Catar, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, tem realizado aproximadamente 50 ataques aéreos contra alvos dos fundamentalistas em território sírio, sem o consentimento do Governo de Damasco.

As autoridades sírias têm expressado sua determinação em colaborar nas ações a nível global contra o terrorismo, sobre a base do respeito a sua soberania e o direito internacional.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: