sexta-feira, 29 de agosto de 2014

GEOPOLÍTICA - Crise no Oriente Médio.

Solução de crise no Oriente Médio é impossível sem o Irã, diz Rússia



A resolução para a crise regional no Oriente Médio é impossível sem a participação do Irã, disse nesta sexta-feira (29) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante as conversas com seu par iraniano, Mohammad Javad Zarif.



Serguei Lavrov, chanceler da Rússia Serguei Lavrov, chanceler da Rússia
Lavrov disse que Moscou apoia o envolvimento de Teerã nos processos que podem levar a paz na região.

“Nós valorizamos os nossos relacionamentos com base em muitos anos de amizade e laços de boa vontade. A nossa cooperação não é influenciada por articulações e tem natureza de longo prazo”, disse.

Lavrov destacou ainda que a parceria bilateral com os iranianos foi baseada na proximidade de posições sobre a maioria dos temas da agenda regional e internacional. “A cooperação tem um papel de peso na estabilização da situação na Ásia Central e no Oriente Médio”.

Ele disse ainda que as relações entre Rússia e o Irã serão intensificadas e que em breve irão ultrapassar o volume de comércio mútuo que existia antes de o Ocidente impor sanções ao país persa.

O ministro russo reiterou ainda o apoio do governo de Moscou no envolvimento do Irã em todas as próximas etapas no caminho para a solução dos conflitos no oriente Médio. “Trocamos opiniões sobre a situação na Síria e seu entorno e sobre as alternativas na busca pelo fim das hostilidades”.

Lavrov destacou também que a Rússia favorece qualquer decisão com base no respeito pelo direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear. “Discutimos a situação em torno do programa nuclear iraniano. A Rússia defende uma decisão com base no respeito pelo direito do Irã em desenvolver atividades nucleares pacíficas, incluindo o enriquecimento de urânio sob o controle da Agência Internacional de Energia Atômica. Esperamos continuar as negociações no formato de cinco mais um (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia mais Irã) e chegar a uma conclusão”.


Prensa Latina

Nenhum comentário: