Pequeno manual de como discutir política nas redes sociais


Pequeno manual para discutir política nas redes sociais.
Funciona assim:
Militante do PSDB só leiam as frases em negrito, para rebate-las.
Militantes do PT, apenas as frases sublinhadas, para rebatê-las.
Depois, aproveitem os vários contra-argumentos sugeridos.
A teimosia (quase) insuportável de Dilma
O jogo eleitoral está na seguinte situação:
1.      É correta a percepção de Gilberto Carvalho - Secretário Geral da Presidência da República - de que a resistência a Dilma Rousseff está transbordando das classes A e B para as demais.
Contra-argumento PT: de onde tirou essa conclusão se todas as pesquisas mostram Dilma como favorita. Só os coxinhas são contra Dilma.
2.      Recentemente, esse movimento ganhou impulso devido a dois erros de Dilma: o de não  montar uma política de informação sobre as ações na Copa e do governo; e a vendetta pessoal em relação ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, gerando o falso escândalo de Pasadena (somando-se ao escândalo real de Paulo Roberto Costa).
Contra-argumento PT: como montar sistema de informação se toda a imprensa boicota? (Mais um motivo). Dizer que Dilma tem bronca de Gabrielli é cometer assassinato de reputação.
3.      Esse movimento de desgaste será parcialmente contido pelos bons resultados na organização da Copa do Mundo. O horário gratuito também permitirá mostrar um acervo de realizações. Na outra ponta, a economia continuará patinando e as contas externas derretendo.
Contra-argumento Tucano - e as obras atrasadas do PAC? E a saúde, a educação, a segurança? E as obras da Copa (ops!, errei).
Contra argumento PT: cadê os números sobre as contas externas? Apresentar os dados de déficit recorde não vale.
A dúvida que fica no ar é sobre o ritmo da curva descendente: se ainda permitirá ou não a eleição de Dilma no segundo turno. Ela continua favorita, mas ameaçada.
Contra argumento do PT: como assim, ameaçada?
Contra argumento Tucano: como assim, favorita?
***
Dilma recebeu um governo montado em cima de um projeto político vitorioso: as políticas de inclusão social, o início dos investimentos públicos (com o PAC), a expansão do crédito como motor do desenvolvimento e uma boa vontade internacional.
Contra argumento Tucano: deu bolsa esmola para vagabundo e endividou a família brasileira. E o PAC tem obras em atraso.
Contra argumento PT: 40 milhões de incluídos e retomada das obras públicas, apesar de todos os problemas burocráticos
Sua gestão deveria ser a da consolidação, de apertar os parafusos da economia e remover os empecilhos ao desenvolvimento corrigindo duas heranças malditas - os juros elevados e a taxa de câmbio – e destravando os investimentos em infraestrutura.
Está se perdendo pelo temperamento.
Contra argumento PT: psicologice de botequim.
Contra argumento Tucano: só temperamento nada.
***
Uma das qualidades políticas essenciais - especialmente para quem exerce cargos de comando - é a capacidade de ouvir críticas e acatar conselhos.
Quando o político mostra-se inflexível, gera o efeito represamento, um aumento exponencial da indignação dos interlocutores. Especialmente quando começam a aparecer erros decorrentes da centralização e da teimosia e não mostra sinais de correção de rumos.
No seu Ministério, Dilma é uma pessoa  que não ouve. Externamente, perdeu apoio dos principais aliados na discussão econômica, como Antonio Delfim Netto e Luiz Gonzaga Belluzzo.
Contra argumento PT: Delfim quebrou o Brasil em 1982 e assinou o AI5.
***
Sem a teimosia, poderia emergir um outro retrato de Dilma: a pessoa séria, comprometida com o país, com as políticas sociais, com o fim da miséria, com o desenvolvimento. E, apesar da teimosia, com muita realização entregue.
Contra argumento Tucano: como assim? Ela comanda a quadrilha do PT que quer venezuelanizar o país. E não realizou nada. Tudo foi feito no governo FHC.
Mas, à luz da sua teimosia, de repente as vulnerabilidades de Aécio passam a ser visitas como virtudes – até por setores que serão claramente prejudicados em um eventual governo Aécio, como a indústria.
Aécio não acena com um projeto de país – propõe no máximo uma reedição do governo FHC - não acredita em políticas industriais nem em aprofundamento da democracia social.
Contra argumento Tucano: Aécio quer aumentar a Bolsa Família. E quem criou a BF foi o FHC.
Mas a ideia da desregulamentação e da redução do papel do Estado sempre se fortalecem após períodos de intervencionismo exacerbado – e com parcos resultados.
***
No lançamento de sua candidatura, o esboço de plano de campanha de Dilma levantou temas relevantes, que poderão dar o tom do debate eleitoral: combate à burocracia, inclusão digital como peça central das demais políticas etc.
Contra argumento Tucano - por que não fez antes?
Mas não respondeu a uma questão central: reeleita, Dilma mudaria o estilo ou radicalizaria ainda mais?
Militante do PT - texto tucano disfarçado.
Militante Tucano - texto petista disfarçado.