sábado, 21 de junho de 2014

MEIO AMBIENTE - Contra os dutos no Canadá.


19/06/2014 - Copyleft

Guerra contra os dutos no Canadá

Parte da população declara que o governo canadense decidiu negligenciar o povo e o meio ambiente em favor dos grandes negócios energéticos.


Lauren McCauley, para o CommonDreams
Brent Patterson / Twitter
“É oficial, a guerra está posta,” foi o que Stewart Philip disse à multidão que inundou as ruas de Vancouver na última terça-feira, logo após o anúncio de que o Primeiro Ministro Stephen Harper havia aprovado o duto nas areias betuminosas de Enbridge Northern Gateway.

Philip, que é o presidente do sindicato de chefes indígenas do estado da Colúmbia Britânica, disse aos repórteres que o povo estava preparado para ir para cadeia por essa luta, “porque isso será necessário.”

A declaração de Philip exemplificou o tamanho da reprovação e votos de resistência que rapidamente se seguiram à notícia de que o governo canadense havia dado luz verde para tal projeto.

O duto de 1.177km transportará 200 milhões de barris de areias de alcatrão brutas por ano, de Alberta ao terminal em Kitimat, Colúmbia Britânica, onde serão colocadas em petroleiros.

Ao bloquear uma rodovia principal, os manifestantes de Vancouver empunharam cartazes e entoaram: “não aos dutos!”, “não aos petroleiros!” e “defendam nossa costa!”

“A única coisa que podemos fazer agora é levantar nossa voz com manifestações pacíficas, para mostrarmos de maneira contundente que isso não está certo,” foi o que declarou Mona Woodward, diretora executiva da Aboriginal Front Door Society.

Uma multidão se reuniu em frente à sede da CBC News para dar voz a sua raiva contra o governo, que declaram ter escolhido negligenciar o povo e o meio ambiente em favor dos grandes negócios.

“É mais do que desrespeitoso [...] é o fim da segurança da água potável, é também o fim da Mãe Terra,” continuou Woodward.

Oponentes do duto também inundaram as mídias sociais com votos de resistência e fotos dos protestos de terça-feira.

Grupos indígenas canadenses, que lutaram durante muito tempo contra o duto, estão prometendo defender suas terras e sua soberania “sem rendição.”

Em uma demonstração de unidade sem precedentes, 31 conselhos de nativos assinaram uma carta anunciando sua intenção de “procurar todos os meios legais possíveis para parar o projeto Enbridge.”

“Nós governamos nossas terras de acordo com nossas leis indígenas desde tempos imemoriais,” lia-se na declaração distribuída pelo sindicato dos Chefes Indígenas da Colúmbia Britânica. “Nunca desistimos de nossos títulos e direitos intrínsecos e nossa autoridade legal sobre nossos territórios.”

“Este projeto, e o processo federal para aprová-lo, violaram nossos direitos e nossas leis. Nós estamos unidos para defender nossas terras e nossas águas,” continuava a declaração. “Vamos defender nossos territórios custe o que custar.”

Mesmo com o projeto amarrado em tribunais, os organizadores estão preparando mais ações e manifestações.

Quarta-feira, o grupo de nativos Kootenays Por Uma Colúmbia Britânica Livre de Dutos fizeram uma reunião sob o banner “Ocupem o Duto em todos os lugares!” no shopping Chahko Mika, em Ottawa.

Mulheres da Aliança Yinka Dene, uma coalizão das seis primeiras nações que vivem no percurso do duto estão fazendo votos de que “farão tudo para proteger nossas águas,” como declarou ao Tyee a coordenadora Geraldine Thomas Flurer.

As mulheres do grupo nativo Gitga’at estão planejando colocar uma “corrente de esperança” de tricô sobre mais de 3.5km do Douglas Channel esta sexta-feira, no que elas descrevem como um bloqueio simbólico aos petroleiros.

Ao ecoar o sentimento de muitos que estão direcionando especificamente sua raiva contra o Duto sobre o primeiro-ministro Stephen Harper, o Chefe Philip declarou durante a reunião em Vancouver: “Harper declarou guerra contra os moradores da Colúmbia Britânica e aos nativos, ele com certeza não será bem-vindo na província no futuro.”

Considerando a oposição que tem se formado, muitos acreditam que o projeto está destinado ao fracasso. Como notou o ambientalista David Suzuki, “Esta conversa está distante do fim.”

Suzuki complementou: “ao aprovar um projeto como esse, o governo está empurrando violentamente um projeto não desejado pelo público. Eu não creio que ele será construído.”

Tradução de Roberto Brilhante

Nenhum comentário: