sexta-feira, 27 de junho de 2014

COPA DO MUNDO - "Somos capazes, fora e dentro do campo".

Dilma e a Copa: “Somos capazes, fora e dentro do campo”


A presidenta Dilma Rousseff aceitou o convite da FIFA e vai entregar a taça ao campeão da Copa do Mundo, no dia 13 de julho, seguindo a tradição sempre cumprida em outros países que sediaram o evento. Durante a cerimônia de anúncio de investimentos em mobilidade urbana para a Baixada Santista, em São Paulo, nesta 5ª feira (ontem), ela confirmou sua ida à partida final no Maracanã e ressaltou o sucesso do Mundial.
“A Copa tem que ser um orgulho para nós, porque o Brasil e o povo brasileiro estão demonstrando que somos capazes, fora do campo e dentro do campo, de fazer uma Copa como se deve fazer, no padrão Brasil”, destacou a presidenta que, a despeito de todo o pessimismo com que martelaram o evento durante meses, sempre previu e prometer realizar no Brasil a “Copa das Copas”. Ontem a chefe do Estado exaltou, ainda, a boa hospitalidade do povo brasileiro que vem recebendo os turistas de braços abertos.
Já sobre a classificação de várias seleções latino-americanas no Mundial, a presidenta Dilma brincou, afirmando que a Copa do Mundo está se transformando em “Copa da CELAC” – da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos. “Sem desfazer dos demais países, porque nós somos os que recebem, e os que recebem têm de receber todos com esse calor e gentileza que o povo brasileiro é capaz, com essa capacidade (brasileira) de procurar a pessoa para ajudar em qualquer circunstância”, complementou.
Política: alfinetada na era FHC
Na Baixada Santista, a presidenta anunciou R$ 481 milhões do PAC, destinados à mobilidade urbana e ressaltou a necessidade de olhar para a região “percebendo que são centenas, milhares de pessoas que circulam diariamente entre seus municípios e disputam espaço em rodovias porque aqui estamos entre a Serra do Mar e o oceano, e em suas ruas estreitas (carros) disputam espaço com caminhões e outros veículos que estão de passagem para as diversas regiões do país”.
No que está sendo considerado uma alfinetada na era FHC (1995-2002), mas que apenas reflete a realidade e que ela inclusive já lembrou antes, nesta cerimônia na Baixada santista a presidenta Dilma Rousseff lembrou que no período de dois governos comandados pelo ex-presidente tucano houve pouco investimento em mobilidade urbana no país – e em particular naquela região paulista. A crítica foi feita num momento em que ela tinha ao seu lado na cerimônia o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Copa no Brasil, sucesso reconhecido pela mídia internacional
Temos publicado com frequência aqui no blog notas adiantando que os piores – e põe piores nisso! – vaticínios dos profetas do apocalipse não se confirmaram, que deu tudo certo até agora e que a realização da Copa no Brasil é um sucesso.  A avaliação é confirmada pelo jornal Valor Econômico, insuspeito por pertencer a uma sociedade que reúne Folha de S.Paulo/O Globo e que ainda ontem publicou reportagem a respeito com o título “Mundial no Brasil bate recorde nas redes sociais”.
O jornal informa, com manchete na capa, que a Copa está a caminho de se tornar o maior evento global da história das redes sociais. “Postagens no Facebook, durante a primeira semana da Copa, superaram o total de registros durante a cerimônia do Oscar, os Jogos Olímpicos de Inverno e o Super Bowl somados”, registra o jornalão econômico.
O Valor registra, ainda – até em  título – que, nos EUA, problemas brasileiros são ‘soluços’”. “Com o desenrolar sem grandes sobressaltos da Copa no Brasil, a imprensa americana tem destacado que as previsões mais catastróficas sobre o evento não se realizaram. Os relatos mostram problemas localizados (…) Contratempos desagradáveis, mas tratados mais como “soluços”.
E a palavra ”soluços” (para definir eventuais contratempos na Copa) tem sido usada lá em Tio Sam  pelos jornalistas do ‘New York Times’, ‘Los Angeles Times’ e ‘Wall Street Journal’ para descrever alguns dos problemas enfrentados até o momento. Esta edição de ontem do jornal econômico traz mais chamadas positivas sobre a Copa. “Com bola no campo, Brasil muda a imagem”, diz uma delas. “Jornais da Europa fazem cobertura positiva do campeonato, cuja preparação foi cheia de problemas”, registra outra. “Copa é um sucesso, apesar do trânsito e dos preços”, assinala uma terceira.

Nenhum comentário: