terça-feira, 27 de maio de 2014

POLÍTICA - Como nocautear um candidato.


Como nocautear um candidato

Por Bepe Damasco, em seu blog:


O Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, imagina, durante um debate entre os candidatos a presidente, o efeito demolidor sobre Aécio Neves de uma pergunta do tipo : "Candidato Aécio, o senhor poderia descrever as medidas impopulares que prometeu tomar? O senhor concorda que o salário mínimo cresceu muito, como diz seu conselheiro econômico, Armínio Fraga? " Aproveitei a deixa e pensei em mais cinco indagações, através das quais a presidenta Dilma teria grandes chances de jogar à lona o cambaleante (olha o Miro Borges aí outra vez) presidenciável tucano.
1) "Candidato, o senhor tem sido um crítico ferrenho da Petrobras, na certa inconformado com o regime de partilha e com a descoberta do pré-sal. E vive a pregar mudanças radicais nos rumos da maior empresa brasileira. Aí eu pergunto: o senhor pretende mudar o nome da empresa para Petrobrax para facilitar a privatização, como fez o seu partido quando estava no governo ? Está entre os seus planos convidar um banqueiro para presidir a Petrobras, reduzir drasticamente os investimentos, não contratar funcionários e levar a empresa a ter de novo o menor valor de mercado de sua história ? Antes da resposta, faço questão de lembrar que tudo isso aconteceu quando o PSDB dirigia a empresa."

2) "Candidato Aécio Neves, o senhor não para de aterrorizar a população dizendo que a inflação voltou e coisa e tal, mesmo sabendo que ela se encontra rigorosamente dentro da meta há 12 anos. Durante os oito anos de PSDB no governo, a inflação alcançou a média anual de 9,1%, sendo que no último ano bateu impressionantes 12,5%. Taxas bem maiores das registradas nos governos do presidente Lula e do meu, cuja média é 5,8% Assessores econômicos de sua candidatura e de seu partido têm defendido a tese de que é necessário haver desemprego para controlar a inflação ? Isso quer dizer que o senhor vai desempregar milhões de brasileiros em nome do combate à inflação ?"

3) "Quero discutir geração de emprego com o candidato Aécio. Estamos chegando perto dos 20 milhões de empregos criados ao longo destes 12 anos. Os índices de desemprego registrados, em torno de 5% ou até menos, põem o Brasil, praticamente, no patamar de país com pleno emprego. Como os governos tucanos bateram recordes de desemprego devido à recessão causada pela política econômica adotada por eles, eu pergunto: como o candidato pretende seguir na trilha da criação de empregos se seu partido defende o pé no freio da atividade econômica para diminuir a inflação ?

4) "O candidato do PSDB vem atacando com frequência o modelo de gestão do meu governo. Pergunto : as mudanças que ele planeja implementar são as mesmas que levaram o Brasil dos tempos do presidente Fernando Henrique Cardoso a quebrar três vezes e pedir socorro, de pires na mão, ao FMI, que hoje é quem deve ao Brasil? Ou se inspiram em outros dados econômicos importantes daquele período, como os irrisórios R$ 30 bi de reservas internacionais (hoje temos mais de R$ 300 bi) ou a multiplicação por dez da dívida interna, outra obra do governo tucano?"

5) "O senhor, ao contrário dos candidatos do seu partido nas últimas eleições presidenciais, faz questão de assumir o legado do presidente Fernando Henrique. Isso é bom para a democracia. Cada um deve assumir mesmo seus apoiadores e suas inspirações políticas. Por isso, tenho um enorme orgulho de ter no grande presidente Lula uma figura destacada da minha campanha. Aí vem a pergunta: como o governo de FHC foi o campeão da privatização, e se notabilizou pela alienação do patrimônio público a preço de banana, em transações nebulosas e mal explicadas até hoje, o resgate do ex-presidente significa a retomada das privatizações, especialmente da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa, que só não foram vendidas nos governos tucanos porque o povo brasileiro impediu ?"

Nenhum comentário: