quarta-feira, 28 de maio de 2014

CUBA - CIA não entregará documentos secretos.

Cuba: CIA não entregará documentos secretos relacionados à invasão pela Praia Girón


Adital
Por Radio Habana Cuba
Foto: Reprodução A Agência Central de Inteligência (CIA) reterá documentos secretos relacionados à frustrada invasão mercenária pela Praia Girón (Baía Dos Porcos) que, com respaldo da Casa Branca, pretendia liquidar o governo revolucionário cubano em 1961.
Após uma votação de dois contra um, um tribunal de apelações do Distrito de Columbia decidiu que a CIA tem o direito de preservar do escrutínio público um importante volume, no qual se analisa o papel da agência no considerado como um dos maiores fracassos políticos e militares dos Estados Unidos no século XX.
Em 2011, o Arquivo de Segurança Nacional (NSA), organização estabelecida por acadêmicos e jornalistas para obter documentos classificados como política exterior e assuntos governamentais, formalizou a petição para publicar o chamado Volume Cinco da obra do historiador Jack B. Pfeiffer, entre 1973 e 1984.
Até o momento foram divulgados os quatro primeiros tomos do estudo de Pfeiffer "The Official History of the Bay of Pigs Operation” (A História Oficial da Operação da Baía dos Porcos).
Segundo o ditame de 19 páginas, "a prematura publicação de material protegido pelo privilégio de um processo deliberativo interno teria um efeito de congelamento em presentes e futuras decisões, porque os funcionários do organismo (...) não teriam completa segurança de que suas comunicações se manteriam protegidas".
O veredito judicial foi fustigado com dureza por Tom Blanton, diretor do NSA, entidade agregada à Universidade George Washington, ao catalogar a decisão como o lançamento de uma cortina de fumaça sobre a burocracia.
Blanton recordou que os presidentes estadunidenses recebem um prazo de 12 anos para reter seus registros depois de ter cessado no cargo e a Junta da Reserva Federal libera suas transcrições literais depois de cinco anos.
Mas aqui o Tribunal do Circuito de Columbia tem dado imortalidade para os projetos do escritório histórico da CIA, porque a seu julgamento, esses projetos poderiam "confundir o público, o que aplicado aos conteúdos dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos significa retirar das estantes mais da metade do que contém", acrescentou Blanton.
O diretor do NSA sustentou que, a partir de agora, "os burocratas terão total discrição para reter o que queiram".
A decisão judicial encerra um longo capítulo de reclamações por parte do NSA ante o Governo dos Estados Unidos para esclarecer a totalidade do documento elaborado por Pfeiffer.
De 17 a 19 de abril de 1961, um batalhão de 1 mil e 500 mercenários cubanos treinados pelo governo estadunidense invadiu a Baía dos Porcos, no centro sul de Cuba, com o objetivo de conquistar una cabeça de praia e solicitar depois a intervenção dos marines norte-americanos, mas o plano fracassou. Em 60 horas de duros combates, foram derrotados os mercenários, que se renderam na Praia Girón ao entardecer do dia 19 de abril. A invasão foi parte da Operação Pluto da CIA e representou a primeira grande derrota dos Estados Unidos na América Latina.
Fonte: http://www.radiohc.cu

Nenhum comentário: