Lula fala sobre internet, redes sociais e liberdade

Jornal GGN – O ex-presidente Lula publicou, em sua página do Facebook, vídeo produzido pelo Instituto Lula. O vídeo é uma celebração aos novos tempos de liberdade, onde o cidadão pode interagir com milhares de pessoas em pouco tempo. Ele relembra os tempos de sindicalismo, quando uma ação era precedida de meses de preparação em portas de fábricas, para que o ato político se concretizasse. Um trabalho  em que o resultado final era o aumento da consciência política dos trabalhadores.
Os tempos são outros. Lula entende, também, que esta grande liberdade atual pressupõe mais responsabilidade do cidadão. Sua preocupação , com a internet, é que quando se tem muita liberdade e não se sabe como usá-la, se acaba por jogar fora um espaço de conquista extraordinário.
Lula se diz contrário a qualquer tipo de censura à internet. No entanto, o ex-presidente se diz a favor da responsabilização de qualquer um que utilize o meio com irresponsabilidade.  “A internet é uma arma poderosíssima”, diz ele, “então quanto mais responsáveis formos, melhor”.  Não é só concordar, discordar também é parte do processo, mas que a crítica seja feita com fundamento, entende o ex-presidente, “e não ficar fazendo o jogo rasteiro da calúnia e do baixo nível”, diz, “porque quando você calunia você não politiza, você não ensina, você não produz um fruto”.
Lula entende que a internet é “uma árvore que pode produzir frutos todo santo dia” desde que quem esteja sentado diante do computador queira que “alguém aprenda alguma coisa neste país ou neste mundo”.
Quanto aos 500 mil seguidores, o ex-presidente se sente feliz, principalmente que há muito trabalho pela frente este ano e pretende utilizar a internet sempre, desde que seja para passar uma “coisa positiva, uma coisa verdadeira”. “Jamais utilizarei a internet para fazer uma calúnia contra quem quer que seja”, afirma ele.
Quanto à internet como meio de comunicação, Lula entende que a pessoa tem que decidir o que quer com ela, se quer informar ou desinformar.  Internet é tão sério que quanto mais liberdade muito mais responsabilidade, entende ele. “Se usarmos este instrumento para o bem, nós cresceremos, se usarmos para o mal, iremos padecer porque, afinal de contas, quem planta vento colhe tempestade”, opina. “Se tiver que criticar, critique, argumente, fundamente”, diz ele, pois isso faz parte da democracia que a internet permite a todos. Ele afirma que na área de internet ainda há muitos desafios, como levar computador e banda larga a toda população e garantir um acesso igual à informação.
Aos seguidores de sua página, Lula diz que “ninguém é cem por cento defeito ou cem por cento virtude”.  Disse que temos muito trabalho para fazer com que a informação consiga chegar ao país inteiro, seja através da internet ou outros meios, e conclama que todos ajudem e apoiem. Para ele não é o caso que seja todo mundo seja a favor do governo, mas que as críticas sejam fundamentadas.
Quanto ao teor das televisões, que não trazem nenhum fato novo e que seja bom, é um desalento. É preciso mais. “Não perca a esperança nunca, a humanidade sem esperança não vai a lugar nenhum, não seja cético,não seja favorável sem saber e nem seja contra sem saber, tente se informar para emitir a sua opinião, isso te ajudará muito a vencer na vida”, aconselha  Lula.

Vídeos

Veja o vídeo
Lula fala sobre internet e responsabilidade