domingo, 26 de maio de 2013

DECRESCIMENTO? Eis o manifesto "qubista"

Decrescimento? Eis o manifesto ''qubista''

Um e-book de Guido Moltedo apresenta o novo curso possível, o manifesto dos "qubistas" [de "quanto basta", "o bastante", "apenas o suficiente", em italiano], isto é, dos teóricos do viver com o suficiente. O líder é o Papa Francisco.
A nota é do sítio Il Mondo di Annibale, 21-05-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A ideia de Guido Moltedo é simples, como muitas vezes são as ideias geniais. E começa daqui: os sapatos pretos do Papa Bergoglio e o car sharing, os políticos sem carro administrativo e a água do prefeito, a Economist que elogia a economia da partilha e o banco ético.
A pergunta é óbvia: qual é o fio que conecta coisas aparentemente tão diferentes? Eis o fio condutor desse livro. O estouro da bolha financeira nos obriga a entrar na idade do suficiente, com uma redução no consumo que, mais imediatamente, não faz bem para a economia, mas abre o caminho também para um novo modelo de desenvolvimento.
O qubismo é o movimento que, sem que percebêssemos, já mudou muitos dos nossos hábitos e que está mudando outros rapidamente, indicando-nos uma possível saída da confusão desta época.
A sobriedade não é mais um tique de quem tem e pode se dar ao luxo de consumir menos e melhor. E o rigor da política não é só o filho da campanha de Grillo contra a casta. Há mais coisas, e mais profundas.
Este e-book de Guido Moltedo finalmente oferece uma interpretação e nos faz ver uma nova perspectiva, a de viver com "apenas o suficiente". Baixe o e-book aqui.

Nenhum comentário: