quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ECONOMIA - A tributação aos super-ricos na América Latina.



O Caso de Gérard Depardieu e a generosa tributação aos super-ricos na América Latina!

Andrés Oppenheimer (La Nacion)
Segundo estudos recentes das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os super-ricos no México, Guatemala e outros países latino-americanos pagam muito menos impostos que na Europa e nos Estados Unidos.
Andrés Solimano, um economista chileno coautor de um recente estudo publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o imposto médio à renda pessoal dos super-ricos na América Latina está em torno de 37,5%, taxa das menores do mundo. Nos Estados Unidos é de 39,9%, e nos países do norte da Europa está em torno de 60%.
Um estudo da CEPAL publicado em 2012 por Solimano e Juan Pablo Jiménez – “Elites econômicas, desigualdade e tributação” – assinala que as pessoas mais ricas do mundo, como o magnata mexicano Carlos Slim, e muitos outros super-ricos latino-americanos, se beneficiam graças a sistemas tributários distorcidos.
Outro estudo da OCDE diz que a média dos impostos às rendas pessoais na América Latina representam 1,5% do PIB regional, enquanto nos países industrializados como EUA, Alemanha e Japão, representa uma média de 9%.
Fonte: Tribuna da Imprensa.

Nenhum comentário: