sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ANOS DE CHUMBO - A UNE instala sua Comissão da Verdade.

Eu como ex-membro da UNE só posso aplaudir essa iniciativa.

Bem-vinda, Comissão da Verdade instalada , no Recife, pela UNE, para apurar os crimes da ditadura militar (1964-1985), que por seu levantamento preliminar atingiram nada menos que 46 de seus dirigentes e líderes.

As vítimas do regime militar na UNE totalizam, assim, cerca de 25% do número de 183 mortos e desaparecidos reconhecido pelos governos de exceção - as organizações de direitos humanos calculam que o número seja quase o dobro.

Como vocês veem pelos números, e pela história, o movimento estudantil foi o mais visado e atingido pela repressão, tanto pela pela resistência que sustentou contra a ditadura, como pela defesa que constituía a essência de sua atuação, da educação pública e gratuita, da autonomia universitária, da pesquisa técnico-científica, da reforma da universidade.

Movimento estudantil foi dos mais atingidos e perseguidos


Também  por causa de sua luta pela democracia e a liberdade, inclusive contra a censura, quando os órgãos de imprensa ainda apoiavam a ditadura e mesmo a repressão, a tortura e os assassinatos políticos encobertos, apresentados como se fossem suicídios e desaparecimentos.

Nunca é demais lembrar que muitas destes crimes de tortura, prisões ilegais, assassinatos e desaparecimentos foram cometidos com auxilio de diversos veículos da mídia, que não só os encobriam, como contribuíam para impor a versão grosseria dos órgãos de repressão.

Lamentável, mas muitos dos que hoje aí estão e posam de paladinos das liberdades e da democracia colaboraram abertamente com a ditadura, e não apenas politicamente, mas também com os próprios órgãos de repressão.

Nenhum comentário: