domingo, 9 de dezembro de 2012

MÍDIA - Folha em guerra com Secretaria de Comunicação do Governo Federal



Folha intensifica guerra com governo federal



“Jornal de Otávio Frias obtém liminar que proíbe a Empresa Brasileira de Comunicação, subordinada à Secom, comandada pela jornalista Helena Chagas, de reproduzir seu conteúdo num clipping enviado às principais autoridades federais; é uma tentativa de fechar seu conteúdo no momento em que a crise do papel se acelera


A crise dos jornais impressos deu, neste sábado, mais um sinal de vida. Pela primeira vez em 27 anos, a "Mídia Impressa", uma coletânea dos principais artigos e reportagens publicados no País e distribuída pela Empresa Brasileira de Comunicação às autoridades do governo federal, circulou sem conteúdo da Folha de S. Paulo. O motivo: uma liminar obtida pela própria Folha para ficar de fora do clipping oficial.

Até recentemente, todos os veículos brigavam para constar desse serviço. Afinal, ser lido pelas autoridades é algo que reforça o prestígio e a influência das publicações.

A Folha, no entanto, vem tendo dificuldades para proteger seu conteúdo na era digital, assim como todos os demais veículos impressos. Na internet, o jornal de Otávio Frias instituiu o chamado "muro de cobrança", permitindo que internautas acessem apenas uma quantidade limitada de artigos por mês. Agora, a Folha transmite a mensagem de que, para ser lido em Brasília, o jornal também deverá ser comprado pelas autoridades –  e não mais reproduzido.

Este não é o único embate entre a Folha e a Secretaria de Comunicação do governo federal, comandada pela ministra Helena Chagas. A Folha também foi à Justiça para tentar obter os dados relativos à publicidade oficial – o que vem sendo contestado pela Secom.

No momento em que a América Latina se vê tomada pelo debate em torno da Ley de Medios argentina, a Folha luta para se preservar como uma das poucas vozes relevantes na sociedade brasileira. 

Assim como outros grandes veículos de comunicação, o jornal da família Frias também saiu em defesa do Clarín, periódico argentino que poderá ter que se desfazer de algumas concessões na Argentina.

A exclusão do clipping oficial ainda não é definitiva. A EBC pretende recorrer para continuar levando conteúdo da Folha às autoridades governamentais.

Leia, abaixo, nota publicada hoje no "Mídia Impressa":

Prezado leitor,
A nove mil oitocentos e cinquenta e cinco dias ou 27 anos, a Mídia Impressa seleciona e publica conteúdo dos principais jornais e revistas do País que são distribuídos para um seleto grupo de autoridades em Brasília. A empresa Folha da Manhã S/A obteve decisão judicial que impede temporariamente a Empresa Brasil de Comunicação de incluir o conteúdo do jornal Folha de S. Paulo nas versões em papel, digital ou no banco de notícias. A EBC está envidando todos os esforços para que a situação seja rapidamente revertida.”

Nenhum comentário: