quarta-feira, 14 de novembro de 2012

VENEZUELA - Ingresso no CDH da ONU.


"Venezuela no CDH da ONU é uma derrota para os EUA", diz deputado


O ingresso da Venezuela no Conselho de Direitos Humanos das Nações unidas constitui uma derrota contundente para os Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (14) o deputado do Parlamento Latino-americano (Parlatino), Angel Rodríguez.


Angel Rodriguez Parlatino
Deputado do Parlamento Latino-americano (Parlatino), Angel Rodríguez.
“Com esta decisão, Washington fracassou em seu esforço para convencer a comunidade internacional de que o presidente Hugo Chávez lidera um território que não respeita as leis e os cidadãos”, disse.

Leia também:Venezuela, Argentina e Brasil são novos membros do CDH da ONU

Ele também questionou o papel de grupos como Human Rights FundationUN Watch,Espacio Público e Venezuela Awareness, que usam como bandeira a suposta defesa desinteressada da sociedade civil para desestabilizar as nações que não se alinham com a agenda neocolonial norte-americana. 

“Estas são várias das ferramentas incluídas em uma estratégia que emprega a diplomacia, transferência de valores culturais e a projeção do poder político e econômico imperial, para persuadir os povos e suas autoridades de que a hegemonia estadunidense tem legitimidade”, indicou.

Rodríguez asseverou que no caso da América Latina, os Estados Unidos buscam neutralizar a crescente presença de governos de esquerda no hemisfério e o potencial regional de diversos programas integracionistas. 

Também tenta avivar contradições ideológicas, para contrariar o avanço destes projetos regionais, a fim de fomentar a dependência comercial e financeira do norte. 

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: