terça-feira, 23 de outubro de 2012

PETRÓLEO - Paraguai em busca do petróleo.

Empenho de controlar o petróleo paraguaio.


Javier Rodríguez Roque
 
Prensa Latina
 
Adital




Uma empresa estadunidense, vinculada a um empório petroleiro do Estado do Texas, iniciará perfurações no ocidente do Paraguai em busca de materializar o velho sonho norte-americano de encontrar e controlar o petróleo paraguaio.
A notícia do próximo começo das escavações foi confirmada pelo próprio presidente Federico Franco, em conversação com o representante de uma consultora internacional, de acordo com a informação divulgada hoje [17out12] pela agência oficial IPParaguay.
As perfurações de poços no Chaco apraguaio estão a cargo da empresa Crescent Global Oil, a que foi outorgada uma concessão; e a data definitiva para o começo dos trabalhos é o dia 8 de dezembro próximo.
Dita empresa está vinculada com a também estadunidense Petro Victory, cujo sócio majoritário é a Dynamic Production, companhia criada em 1968 e que tem em exploração 75 poços no Estado do Texas (EUA).
Segundo os dados conhecidos, o prévio trabalho de processamento e análise de dados geológicos para confirmar as possibilidades de existência do óleo cru estiveram a cargo de outras empresas vinculadas a esse conglomerado.
Também de acordo com o publicado, os empresários falam de um investimento inicial de aproximadamente 200 milhões de dólares, cifra nada surpreendente para o que significaria a exploração petroleira no imenso e desértico Chaco.
As notícias reviveram a lembrança do principal papel jogado no passado pela poderosa Standard Oil Company, a empresa petroleira dos Estados Unidos que, em seu afã de apoderar-se da eventual riqueza petrolífera da zona, impôs, em 1932, a guerra entre a Bolívia e o Paraguai.
A nova operação, agora mediante a concessão e o apoio do governo paraguaio, buscará em tempos de paz a obtenção dos mesmos polpudos dividendos por tanto tempo desejados.

Nenhum comentário: