sexta-feira, 28 de setembro de 2012

POLÍTICA - MP-DF arquiva investigação contra Lula.



MP-DF arquiva investigação criminal contra Lula. E a mídia esconde.
   
Procuradoria pediu arquivamento por não "detectar" pedido do ex-presidente...
Image
Lula
Deu nos jornais hoje, a notícia de que a Procuradoria da República de Brasília (DF) pediu o arquivamento da investigação criminal relativa ao ex-presidente Lula. O noticiário saiu com espaço infinitamente menor e destaque nenhum em comparação com o dado quando da entrada da ação.

A investigação era sobre a suposta tentativa do ex-presidente da República, num encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de adiar o julgamento da Ação 470 (que a mídia chama de mensalão).

A ação foi instaurada em maio pp, a pedido de parlamentares da oposição. Com base em matéria da Veja - sempre ela! - eles acusaram o ex-chefe do governo de crimes de coação no curso do processo, tráfico de influência e corrupção ativa. Na reportagem a revista dizia que o ex-presidente teria oferecido "blindagem" ao ministro na CPI do Cachoeira, em troca do adiamento do julgamento.

Denúncia provou-se sem fundamento


O ministro nega envolvimento com o grupo do empresário Carlinhos Cachoeira, preso desde 29 de fevereiro em celas da Polícia Federal, primeiro em Mossoró (RN) e depois em Brasília. Já na época (maio) da publicação do material o ex-presidente Lula repudiou e se disse indignado com a suspeita.

Agora, o Ministério Público de Brasília (MP-DF) informa que após a abertura da investigação encaminhou dois pedidos de informação ao ministro do STF. Como nenhum foi respondido, fez as apurações com base entrevistas dadas por ele à imprensa sobre o caso. A partir delas o MP-DF "não detectou um pedido específico de Lula no sentido de ver adiado o julgamento do 'mensalão'", segundo informa o gabinete da Procuradoria ao anunciar o arquivamento da ação.

Eu faço esta nota porque vocês podem ter lido ou não esta notícia do arquivamento. Mas ela virou - quando virou - notinha de pé de página. Nenhum jornalão fez com o arquivamento o carnaval feito quando das denúncias relacionadas ao encontro do ex-presidente com o ministro e quando da abertura da ação. É a nossa mídia...

Nenhum comentário: