quinta-feira, 2 de agosto de 2012

POLÍTICA - FHC e o mensalão.

Do blog "Democracia&Política"

FHC, BENEFICIÁRIO DO “À VISTÃO” (PARA COMPRA DE VOTOS), CRITICA O “MENSALÃO”...


[Observação deste blog ‘democracia&política’: O cinismo e a hipocrisia de FHC e dos tucanos são estarrecedores.


Em 1997, gravações telefônicas colocaram em evidência o escandaloso e milionário esquema de pagamentos a parlamentares para a aprovação da emenda constitucional que permitiu a reeleição de FHC e a manutenção do PSDB e PFL-DEM no poder.


Os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL (DEM) do Acre, confessaram ter recebido [cada parlamentar], à vista, R$ 200 mil [na época equivalente a aproximadamente 150 mil dólares] para votar a favor do projeto. Para escapar da inexigibilidade, eles renunciaram ao mandato e foram expulsos do partido.


O pedido de abertura de CPI foi bombardeado pelos governistas. Não se investigou os demais envolvidos.

Nem o Ministério Público, nem o STF, nem a Polícia Federal, nem a grande imprensa quiseram saber quantos foram corrompidos, quais eram os corruptores interessados na reeleição, qual a origem e o montante de recursos públicos utilizados, a quantos anos de cadeia cada um deveria ser condenado etc, etc, como fazem hoje. Somente houve algum, mas efêmero, destaque sobre a “venda” dos votos e os dois vendedores confessos. Jamais se tocou no assunto “compra” de votos.


Assim, o “à vistão” foi enterrado, esquecido.


Impunes, pouco depois os tucanos criaram o milionário esquema de desvio de recursos públicos (de estatais) para pagamentos a candidatos e parlamentares do PSDB e de partidos aliados, que veio a ser eufemisticamente batizado pela imprensa de “mensalão mineiro”, ou "mensalão de Furnas", jargões diversionários para restringir a culpa em uma limitada região geográfica ou empresa. (Ver logo após este texto postagem de hoje, deste blog, sobre a “Lista de Furnas”)


Agora, estão todos chocados com o “mensalão” do PT. Risível...


Vejamos, a seguir, a tragicômica reportagem da tucana “Folha de São Paulo” de ontem (31) sobre “nobres e sábias” considerações de FHC [trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’]:

“STF PRECISA OUVIR A OPINIÃO ‘PÚBLICA’”, diz FHC

“O ex-presidente afirma que os juízes devem analisar o caso sabendo que a lei não é algo sem 'relação com a vida' [“vida” que ele quer dizer é “grande mídia”]

Em vídeo postado na internet, tucano diz acreditar que o Supremo mostrará que as “instituições valem”.

Ao comentar o julgamento do mensalão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) contestou [segunda-feira] as críticas que os ministros do Supremo Tribunal Federal têm recebido por levarem em conta a “opinião pública” em decisões recentes [melhor seria ele logo dizer “opinião publicada”].

"Claro que o juiz julga pela lei, mas a lei não é algo que não tenha relação com “a vida” [ele quis dizer com “a pressão da mídia”]. Claro que [a "opinião publicada"] não pode substituir a lei. Mas a existência de opiniões da sociedade faz parte de processo eminentemente político", afirmou o ex-presidente da República.

Para o tucano, os ministros do Supremo deverão, contudo, saber separar no julgamento o "joio do trigo".

O tribunal começará a julgar os 38 réus do mensalão depois de amanhã.

De acordo com o ex-presidente, o caso deve marcar a história política do Brasil.

Ele afirmou ainda que o julgamento ocorre em momento que o Supremo vem assumindo atitudes para a “consolidação da democracia” [essa “consolidação”, contudo, está violentada pelo engavetamento do mensalão do PSDB. Apesar de mais antigo, o julgamento do mensalão tucano, por motivos ideológicos, foi ultrapassado pelo do mensalão do PT, este julgado politicamente "mais importante e mais urgente”].

"Eu tenho muita confiança em que o Supremo mostrará que as instituições no Brasil valem", afirmou. [“valem” desde que não tragam à tona o mensalão tucano...].

IMPUNIDADE

FHC também pediu a atenção da população ao resultado, pois ele pode rebater a ideia de que a corrupção no Brasil está ligada à não punição de envolvidos. [Desde que os punidos não sejam demotucanos].

O ex-presidente defendeu julgamento “isento” e afirmou que o Supremo tem tomado decisões corajosas [“Isento”, para ele, significa “de acordo com a pressão da mídia demotucana oposicionista].

"O que for correto absolve, e o que for crime castiga", afirmou o tucano.

A declaração do ex-presidente foi feita em vídeo postado no site "Observador Político", criado por ele. O tucano promete publicar outros dois vídeos sobre o assunto nesta semana.

Segunda-feira, o PSDB também divulgou um vídeo no qual afirma "explicar o escândalo do mensalão" [Somente um dos mensalões. O deles permanecerá escondido. Até quando?].

O partido se esforça para ligar o mensalão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é réu do processo.

"Mesmo diante de todos esses fatos, o PT e o presidente Lula insistem em negar a existência do mensalão", afirma o narrador do vídeo.

Depois de exibir diversas declarações do petista, a peça tucana termina com a frase: "Lula, o povo não é bobo". [Os tucanos sabem que o povo não é bobo, pois não esqueceram as derrotas em 2002, 2006 e 2010].

FONTE: da “Folha de São Paulo” (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/57794-stf-precisa-ouvir-a-opiniao-publica-diz-fhc.shtml) [Título, imagem do Google, observação inicial e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: