domingo, 22 de julho de 2012

OLIMPÍADAS - Isenção de impostos para as multinacionais.


POR BOB FERNANDES, DIRETO DE LONDRES

Os patrocinadores e parceiros do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Local das Olimpíadas de Londres são 18. Todos, multinacionais. Todos, com o mesmo direito legal que terão, por exemplo, na Copa e Olimpíada no Brasil: o de não pagar impostos.
Mas, na Inglaterra, crescem os protestos contra a isenção das taxas, e o McDonald's e a Coca-Cola informaram que abrirão mão de qualquer isenção a que tenham direito. Segundo notas públicas das duas multis, a grande parte dos seus empregados nos Jogos é do Reino Unido, onde pagam suas taxas normalmente.
A campanha começou há pouco, pilotada, entre outros que protestam, pelo site 38 Degress people.power.change. Na segunda, 17, quando começava a escrever o primeiro post que tratou desse tema, ao meio- dia, os signatários eram 92 mil.
No final da tarde da segunda, 119 mil pessoas haviam subscrito o protesto no site, com nome, endereço e tudo mais. No início da manhã desta quinta-feira, 19, 185.480 pessoas já haviam aderido à campanha.
Página para inscrição e contagem de assinaturas da campanha na manhã desta quinta-feira (Reprodução)

A Coca- Cola, em nota pública, informou:
- A Coca-Cola jamais pretendeu, e não fará, qualquer reivindicação de isenção de imposto de renda corporativo com relação a qualquer atividade sobre o nosso envolvimento com a Olímpicos de Londres 2012 e Jogos Paraolímpicos.
Diz a Coca em outro trecho da nota:
- Mais de 90% dos funcionários da Coca-Cola que trabalham nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são cidadãos do Reino Unido. Aqueles que vêm do exterior serão pagos por seus respectivos países de origem.
Antes da Coca, no dia 11, o McDonald's lançou um "Esclarecimento sobre a isenção fiscal" nas Olimpíadas e Paraolimpíadas 2012:
- O McDonald's tem 2.000 funcionários que irão trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deste ano. Todos esses funcionários são cidadãos do Reino Unido, além dos 100 funcionários internacionais que serão pagos pelos respectivos países de origem.
Prossegue a nota:
- Não é possível saber o volume de negócios (nos Jogos), mas podemos afirmar que a receita proveniente dos Jogos será menor do que 0,1% das vendas de McDonald’s anual do Reino Unido.
Quanto ao ponto crucial do debate e protestos, assegura:
- Nós não faremos nenhuma reivindicação de isenção fiscal corporativa, isenção fiscal em relação a qualquer atividade do nosso envolvimento com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres.
Encerra o McDonald's:
- Nosso investimento significativo em Londres 2012, que inclui a construção de quatro restaurantes temporários utilizando nossa extensa cadeia de fornecimento do Reino Unido, significa que uma quantidade substancial do investimento foi feito nas empresas do Reino Unido.

Nenhum comentário: