sábado, 21 de julho de 2012

ELEIÇÕES - Rejeição ao nome do Serra sobe.

Pesquisa aponta uma série de reveses na campanha de José Serra.
   

Sua rejeição sobe e diminui vantagem em relação ao 2º colocado...
 
Conforme registra o Painel Político da Folha de S.Paulo hoje, a primeira pesquisa Datafolha realizada após a ida da campanha eleitoral deste ano para as ruas - a partir do dia 6 pp.- publicada hoje traz um pacote de más notícias para o tucano José Serra, candidato pela 4ª vez a prefeito de São Paulo. José concorreu à Prefeitura e perdeu em 1988 e em 1996. Em 2004 ganhou e abandonou o cargo um ano e quatro meses depois, antes de chegar à metade do mandato.

O Datafolha de agora indica que José caiu um ponto em relação ao levantamento anterior, feito há menos de um mês; houve uma queda de três pontos na vantagem que ele tinha sobre Celso Russomano, concorrente pelo PSB; e sua taxa de rejeição, a mais alta dentre os postulantes à Prefeitura este ano, bateu nos 37%.

Pelo levantamento, José está em situação de empate técnico com Celso Russomano. O tucano está com 30% de intenção de voto e Russomano com 26%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais eles estão tecnicamente empatados, já que o candidato do PRB pode estar entre 23% e 29% e o do PSDB entre 27% e 33%.

TV vai decidir campanha


O Datafolha registra que a rejeição à candidatura José Serra chegou a 37%, a mais alta atingida pelo candidato desde a 1ª pesquisa realizada pelo Instituto em setembro do ano passado, sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo.

O candidato da coligação PT-PSB-PCdoB-PP, Fernando Haddad está com 7% - pontuação acima da obtida na pesquisa anterior do Datafolha - empatado tecnicamente com a ex-vereadora Soninha Francine, candidata a prefeito pelo PPS e que tem o mesmo percentual do petista. Os candidatos, deputados Gabriel Chalita (PMDB) conta com 6% e Paulo Pereira da Silva (PDT), com 5%.

Análise publicada na Folha de S.Paulo por dois dirigentes do Datafolha, seu diretor-geral Mauro Paulino, e o diretor de pequisas, Alessandro Janoni assinala que será decisivo na disputa o desempenho dos candidatos na propaganda gratuíta da TV, que começa no próximo dia 23 de agosto. Eles comentam, ainda, que enquanto o candidato tucano a prefeito, José Serra já é conhecido por 99% dos eleitores, o do PT ainda é desconhecdido para 45% dos votantes.

Outros números deste Datafolha: 40% do eleitorado paulistano antecipa que o apoio do ex-presidente Lula os levará a votar no candidato indicado pelo ex-chefe do governo e outros 21% destes eleitores adiantam que este apoio "talvez" os leve a votar no postulante apontado por ele.

Nenhum comentário: