quinta-feira, 14 de junho de 2012

POLÍTICA - Morre bispo tucano.

Morre bispo que pregou boicote à candidatura de Dilma em 2010

O bispo emérito de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, morreu ontem aos 76 anos, no Hospital Stella Maris, em Guarulhos (SP).

Bergonzini foi internado em 21 de maio com pneumonia, que evoluiu para uma embolia pulmonar. Nos últimos dias, o religioso estava em coma induzido.
A reportagem é de Maíra Teixeira e Daniel Roncaglia e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo,
Nas eleições de 2010, o bispo ficou conhecido por pedir aos católicos que não votassem em Dilma Rousseff.

Ele também foi responsável pela encomenda de 2,1 milhões de panfletos contra a então candidata do PT.

Os papéis foram apreendidos pela Polícia Federal às vésperas do 2º turno, mas foram liberados pela Justiça no ano passado.

Se dizendo "a favor da vida", o bispo criticou Dilma por causa da polêmica sobre o aborto. Apesar disso, o religioso era contra a prisão de mulheres que interrompem a gravidez.

Na ocasião, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) do Estado divulgou uma nota em que afirmava não patrocinar "impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos".

O padre Francisco Veloso, reitor do Santuário São Judas Tadeu, disse que essa foi a "última "grande luta" de Bergonzini e afirmou que ele não esperava a repercussão que o episódio teve.

"Ele não fez contra uma pessoa, mas por uma causa", afirmou o padre.

Para Veloso, o bispo sempre teve apoio da maioria dos membros da CNBB.

Em nota divulgada ontem, a entidade lamentou sua morte e disse que ele "entregou serenamente sua alma a Deus, após longo período de enfermidade".

Durante todo dia de ontem, aconteceram missas de corpo presente na catedral de Guarulhos. Não houve manifestações políticas.

O enterro será hoje a tarde na própia igreja após missa que será feita pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Paulo Scherer. O bispo será o primeiro religioso a ser enterrado no local.

Bergonzini nasceu em 1936, em São João da Boa Vista (SP), e se tornou seminarista aos 10 anos. Em 1959, foi ordenado padre atuando na cidade onde nasceu.

Foi para Guarulhos em 1992, quando se tornou bispo. Em janeiro, tornou-se bispo emérito da cidade.

Também formado em jornalismo, ele foi diretor dos jornais "A Cidade de São João" e da "Folha Diocesana de Guarulhos".
Fonte: IHU

Nenhum comentário: