segunda-feira, 11 de junho de 2012

ESPANHA - O impressionante pessimismo dos espanhóis.


O impressionante pessimismo dos espanhóis com relação ao futuro.
   
Governo recém-eleito já amarga desaprovação total da cidadania...Ainda que haja a piada, ou dito popular em relação aos espanhóis de que eles, havendo governo, são contra - "hay gobierno, soy contra" - é impressionante o pessimismo deles com relação ao futuro do país, mesmo com o resgate de 100 bi de euros aprovado no fim de semana pelos ministros de economia e finanças da Comunidade Europeia.

É certo que os espanhóis, já há algum tempo manifestam profunda insatisfação com o governo de direita que praticamente acabaram de eleger - em novembro - comandado pelo presidente do governo, primeiro-ministro Mariano Rajoy, do PP.
É certo, também, que a crise econômica no Velho Continente os fere e golpeou mais profundamente do que a diversos outros países - a Espanha está com 25% de sua população economicamente ativa desempregada, índice que chega a 52% entre os jovens de 15 a 25 anos.

Governo amarga desaprovação total da cidadania

Mesmo assim impressiona os números da mais recente pesquisa feita pelo Metroscopia e publicada pelo jornal El Pais. Por este levantamento o governo amarga desaprovação total da cidadania. Os espanhóis estão contra não apenas a gestão econômica da situação como culpam a chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, pela desastrada saída para a crise.

Também não têm, nenhuma ilusão, quanto ao resgate aprovado no fim de semana pelos outros países europeus. Para eles o socorro não vai resolver a crise, pelo contrário só vai agravá-la já que dá ao governo Rajoy carta branca para continuar na linha suicida ditada da Alemanha por Merkel.

Por esta sondagem, nada menos que 64% dos cidadãos espanhois consideram "muito provável" que o país necessitará do apoio do Fundo de Resgate Europeu - 100 bi de euros ainda não pedidos oficialmente pelo governo, mas já aprovados em reunião extraordinária dos ministros da área econômica dos países europeus.

Intervenção será nefasta, temem os cidadãos espanhóis

Mesmo com essa maioria considerando "provável" a concessão do socorro, 70% dos espanhóis acreditam que uma intervenção dessa natureza e porte na economia será nefasta para o seu país. Adivinhem em que eles põem a culpa pela situação a que chegaram e pelo resgate que tanto temem?

Image
Ângela Merkel
Nela mesmo, na chanceler da Alemanha, a primeira-ministra Ângela Merkel. A pesquisa do El Pais indica que 74% dos cidadãos de Espanha consideram inadequada a atuação do governo do sra. Merkel, por acreditarem que suas intenções são defender, sobretudo, os interesses da Alemanha, mesmo se esta defesa

Nenhum comentário: