quinta-feira, 29 de março de 2012

MÍDIA - Ação do comando do PSDB numa redação.

Por dispensar mais comentários, transcrevo na íntegra, abaixo, a nota publicada hoje pela coluna do jornalista Elio Gaspari na Folha de S.Paulo e em O Globo sob o título PATRULHA E CENSURA.

É sobre a demissão do jornalista Celso de Castro Barbosa e do editor, historiador Luciano Figueiredo, da revista História, publicação da Biblioteca Nacional. As dispensas ocorreram depois que o repórter escreveu uma crítica ao livro "A Privataria Tucana", de autoria do também jornalista Amaury Ribeiro Jr.

O livro é a mais completa radiografia das privatizações promovidas pelos governos tucanos (1995-2002). É, também, o 1º que traz as mais completas provas e documentos que mostram correligionários tucanos, amigos, parentes próximos e afins do sempre candidato tucano (a prefeito, governador, presidente...) José Serra teriam recebido vultosas propinas e vantagens naquele processo.

José Serra tentou desqualificar o livro, classificou-o como 'lixo", mas nada conseguiu. Lançado há meses, A Privataria Tucana continua um dos campeões nacionais de vendagem.

As demissões de Celso de Castro Barbosa e de Luciano Figueiredo, lamentáveis sob todos os aspectos, ocorreram depois que o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE) denunciou e fez um escarcéu contra a crítica. Abaixo, a íntegra da nota publicada por Elio nos jornais que trazem sua coluna hoje:

PATRULHA E CENSURA

Diga qual foi a publicação onde aconteceu isso:

Tendo publicado em seu site uma resenha favorável a um livro, ela foi denunciada pela direção de um partido político e daí resultaram os seguintes acontecimentos:

1) A resenha foi expurgada.
2) O autor do texto foi dispensado.
3) Semanas depois o editor da revista foi demitido.

Isso aconteceu na revista "História", o livro resenhado foi "A Privataria Tucana", a denúncia partiu do doutor Sérgio Guerra, presidente do PSDB, o jornalista dispensado foi Celso de Castro Barbosa e o editor demitido foi o historiador Luciano Figueiredo.

Em nove anos de poder, não há registro de que o comissariado petista com suas teorias de intervenção na imprensa tenha conseguido desempenho semelhante.
Fonte: Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: