sábado, 26 de novembro de 2011

FUTEBOL - Prestação de contas do Instituto Ronaldinho.

Prestação de contas de Instituto Ronaldinho só tem fotos e historinha.

O vereador de Porto Alegre (RS) Mauro Pinheiro (PT) foi irônico ao se referir à prestação de contas apresentada pelo Instituto Ronaldinho Gaúcho (IRG), cujos contratos com a prefeitura de Porto Alegre, rescindidos no ano passado, estão sob suspeita. Em entrevista a Terra Magazine, o parlamentar disse que o relatório, entregue na terça-feira (22) durante reunião na Câmara Municipal, mais parece o "portfolio" do jogador do Flamengo.

Pinheiro tenta reunir assinaturas para que seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar convênios da entidade com a prefeitura da capital gaúcha. Ele precisa da adesão de 12 colegas para instaurar a apuração na Casa, mas, por ora, conta com 11.

- O Instituto Ronaldinho Gaúcho entregou dois volumes de documentos, dizendo que era uma prestação de contas. Na verdade, é um portfolio do Ronaldinho Gaúcho. Tem muita fotografia e conta uma historinha, que pretendo ler na tribuna na próxima segunda-feira (28). Vou te adiantar.

Pinheiro pega o relatório e começa a ler um trecho:

- A imagem de um campo de futebol, uma vila de uma cidade da América do Sul com cerca de 150 crianças e adolescentes em volta, no maior alvoroço. Sob um calor de mais de 30 graus, de repente, surge um helicóptero. Pousa no campo e desembarca, todo de branco e calçando chinelos também brancos, uma das pessoas mais famosas do mundo. Isso aconteceu hoje no Instituto Ronaldinho Gaúcho...

E interrompe para comentar:

- Eles entregaram isso como uma prestação de contas. O que que tu achas? Parece historinha que minha avó me contava. É uma pérola. Não tem uma nota fiscal na prestação de contas, não tem um contrato. Por exemplo, o Instituto Nacional América, contratado por R$ 500 mil, não é citado em nenhum momento, nem em fotografia - reclama, referindo-se à organização não governamental subcontratada pelo IRG para o projeto "Jogos de Verão", um dos convênios.

A ONG é investigada pelo Ministério Público Federal por suspeita de envolvimento nos desvios de recursos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

O parlamentar diz que está confrontando os dados que constam no relatório com as notas fiscais que conseguiu reunir.

- Ali (relatório) informa o nome das pessoas, o dia em que participaram do evento. Estou confrontando com as notas para ver se bate. Quero verificar se há contradições. Um documento diz um número, na nota diz outro. Tenho até 22 dezembro para conseguir a CPI, porque a Câmara entra em recesso e só volta em fevereiro, aí vai esfriar. Acho que, na semana que vem, teremos a décima segunda assinatura.

Mauro Pinheiro critica o que considera como falta de transparência nos convênios.

- Eu perguntei que serviço o Instituto Nacional América prestou para o Instituto Ronaldinho. Eles me pediram cinco dias para responder. O prazo já está acabando. Falta tranparência. As notas não explicam nada.

O Instituto Ronaldinho Gaúcho foi inaugurado em 2007 com o intuito de oferecer cursos profissionalizantes e realizar atividades esportivas com crianças carentes de Porto Alegre.

Ana Cláudia Barros
No Terra Magazine

Nenhum comentário: