sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FUTEBOL - Bancada gremista pode viabilizar a CPI do Ronaldinho.

Câmara de Porto Alegre

ANTONIO PAZ/JC


Três vereadores ligados ao Grêmio - o ex-jogador Tarciso Flecha Negra (PSD) e os conselheiros do clube Alceu Brasinha (PTB) e Reginaldo Pujol (DEM) - podem dar as assinaturas que faltam ao requerimento de instalação de uma CPI na Câmara Municipal de Porto Alegre para investigar contratos do Instituto Ronaldinho com o poder público.

O pedido para criar uma comissão parlamentar de inquérito foi feito pelo vereador Mauro Pinheiro (PT), que até agora conseguiu dez adesões - todas de parlamentares da oposição (PT, PSB e P-Sol).

O apoio de mais dois vereadores é necessário para instalar a CPI. Pinheiro tenta convencer vereadores de bancadas ‘independentes', como a do novo PSD, PPL e a do DEM, representada por Pujol. Um dos apelos nesse momento é o fator "clubístico", já que Ronaldinho Gaúcho saiu brigado com o Grêmio.

Mas Pinheiro salienta, em discursos na Câmara, as suspeitas de superfaturamento nos convênios da prefeitura com o Instituto Ronaldinho para desenvolver atividades educacionais com crianças carentes, entre 2007 e 2009.
Brasinha já anunciou que vai assinar o requerimento da CPI "na hora certa". Até o momento, pesa o fato de ele integrar o PTB, partido que participa do governo do prefeito José Fortunati (PDT).

Na semana passada, Pujol declarou que apoia a iniciativa de investigar a entidade do jogador de futebol, diante das denúncias apresentadas por Pinheiro, proponente da CPI.

Toni Proença (PPL) não deve assinar a petição, pois, acredita que seria incoerência corroborar com uma comissão de inquérito contra um governo do qual ele participou quando estava no PPS.
A bancada do PSD se reuniu com o presidente estadual do partido, deputado federal Danrlei de Deus - ex-goleiro do Grêmio -, que deu carta branca para a instância municipal da legenda definir sua posição.

Tarciso - que saiu do PDT para ingressar no partido fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab - está inclinado a assinar o requerimento: "Sou a favor da transparência nesse processo. Na reunião com o partido, deixei claro a minha posição a favor da CPI e do esclarecimento dos fatos. Mas decidimos tomar a nossa decisão depois da vinda da secretária municipal de Educação, Cleci Jurach (PDT), na terça-feira", ponderou.

A fala de Cleci está programada para as 15h30min na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara. Ela deve esclarecer as dúvidas dos parlamentares sobre os seis contratos firmados entre a prefeitura e o Instituto Ronaldinho.

Representantes da ONG de Ronaldinho também foram convocados. A sessão será decisiva para definir se a CPI sairá do papel ou não.

Jornal do Comércio

Nenhum comentário: