sexta-feira, 16 de setembro de 2011

POLÍTICA - Coincidência histórica: Osvaldo Aranha e Dilma Roussef

Do blog do Gilson Sampaio


De Aranha à Roussef – Pela Palestina livre



Osvaldo Aranha é o nome do brasileiro responsável por presidir a sessão especial da Assembléia Geral da ONU em 1947 e recomendar a criação do Estado de Israel, conseqüente partilha da Palestina.

64 anos depois, Dilma Roussef se encarregará da responsabilidade de abrir a Assembléia Geral das Nações Unidas, dia 21 de setembro próximo. Parece um paradoxo, mas é verdade.

Li uma entrevista do embaixador Palestino no Brasil em que o ilustre afirma: “Esperamos que seja o fim da 'etapa Osvaldo Aranha' e o início da 'etapa Dilma Rousseff'”. Assim também espero. Acredito, inclusive, que não apenas eu, mas todos os palestinos.

Espera-se que Dilma, ao abrir a sessão, aborde sobre a questão palestina e principalmente se antecipe sobre a posição brasileira favorável ao reconhecimento do Estado Palestino.

Brasil vem se posicionando como detentor de grade influencia na política internacional. Vale lembrar que o Presidente Lula, no final do ano passado, reconheceu o Estado Palestino originando uma série de novas adesões por parte de outros países como Argentina, Uruguai, Chile, entre outros.

Nenhum comentário: