sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ECONOMIA - Marx tem a chance de salvar a economia mundial.

Do site da Revista Fórum


O espírito de Marx, que está enterrado em um cemitério perto de onde eu vivo no norte de Londres, saiu da sepultura por causa da crise financeira e da recessão econômica subsequente.

Por George Magnus


Líderes políticos lutam para entender a avalanche de pânico financeiro, protestos e outros males que afligem o mundo fariam bem em estudar o trabalho de um economista que morreu há muito tempo, Karl Marx. Quanto mais cedo nós reconhecermos que estamos enfrentando uma grande crise do capitalismo, o mais bem equipado para gerenciar um caminho para sair da crise será aquele que conhecer esses detalhes. O espírito de Marx, que está enterrado em um cemitério perto de onde eu vivo no norte de Londres, saiu da sepultura por causa da crise financeira e da recessão econômica subsequente.

A análise profunda do filósofo mais sábio do capitalismo tem várias de falhas, mas a economia global de hoje apresenta muitas semelhanças misteriosas com as condições que ele tinha antecipado. Vejamos, por exemplo, a previsão de Marx de que o conflito inerente entre capital e trabalho se manifestaria inevitavelmente. Como escreveu em "Das Kapital", a busca das empresas por benefícios de produtividade, é claro, leva a necessidade de menos trabalhadores, levando à criação de um "exército de reserva" dos pobres e desempregados: "A acumulação de riqueza num pólo é, portanto, ao mesmo tempo, acumulação de miséria" Marx descreve o processo que é visível em todo o mundo desenvolvido, particularmente nos esforços das empresas dos EUA para reduzir custos e evitar a contratação. Os lucros corporativos aumentaram como parte da produção econômica total no nível mais alto em mais de seis décadas, enquanto a taxa de desemprego foi de 9,1% e os salários reais estão estagnados. A desigualdade de renda nos Estados Unidos, entretanto, atingiu seu nível mais alto desde 1920. Antes de 2008, a disparidade de renda foi obscurecida por fatores como crédito fácil, que permitiram às famílias pobres desfrutarem de um estilo de vida semelhante ao dos mais ricos. Agora o problema é voltar para casa para descansar.

O paradoxo do excesso de produção

Marx também notou o paradoxo do excesso de produção e baixo consumo: quanto mais trabalhadores são relegados à pobreza, menos serão capazes de consumir todos os bens e serviços que as empresas produzem. Quando uma empresa reduz seus custos para aumentar a receita, é sábio para maximizar os lucros, mas quando o fazem todas as empresas, ao mesmo tempo, prejudicam a distribuição de renda e demanda efetiva para aqueles que dependem da renda e salário. Este problema também é evidente no mundo desenvolvido de hoje. Temos uma capacidade substancial de produzir, mas nas áreas de média e baixa renda, encontramos uma insegurança financeira generalizada e baixas taxas de consumo. O resultado é visível nos Estados Unidos, onde as vendas no setor da construção e as vendas de automóveis ainda são cerca de 75% e 30% abaixo de seus picos de 2006, respectivamente. Como dizia Marx em O Capital: "A razão última para todas as crises reais é sempre a pobreza e o consumo restrito das massas"

Enfrentar a crise

Então, como resolver esta crise? Para colocar o espírito de Marx na caixa, os líderes políticos têm de colocar a criação de postos de trabalho no topo do programa econômico e considerar outras medidas não-ortodoxas. A crise não é temporária, e certamente não será curada pela paixão ideológica de austeridade do governo. Aqui estão cinco pilares principais de uma estratégia cujo tempo, infelizmente, ainda não chegou. Primeiro, temos de manter a demanda agregada e crescimento da renda, ou pode-se cair em uma armadilha da dívida, com graves conseqüências sociais. Governos que enfrentam uma crise de dívida iminente, incluindo os EUA, Alemanha e Reino Unido, devem fazer da criação de emprego a prova real de sua política. Nos Estados Unidos, a taxa de emprego da população é agora tão baixa quanto em 1980. Estatísticas de subemprego em quase toda parte estão em níveis recorde. A redução da folha de pagamento de impostos e a criação de incentivos fiscais para o empregador para incentivar as empresas a contratar mais funcionários e investir seria o começo.

Aliviar a carga

Segundo, para aliviar o fardo da dívida das famílias, novas medidas devem permitir às famílias escolherem uma reestruturação da sua dívida hipotecária, ou criar alguns mecanismos para o cancelamento da dívida para pagamento futuro aos credores. Terceiro, para melhorar a funcionalidade do sistema de crédito, os bancos bem capitalizados e bem estruturados devem permitir o alívio temporário de adequação de capital para tentar obter crédito que vá fluir novamente, especialmente para pequenos empresas. Governos e bancos centrais podem participar no custo direto ou indireto de financiamento do investimento nacional em programas de infra-estrutura. Quarto, para aliviar o fardo da dívida soberana da zona do euro, os credores Europeus devem expandir baixas taxas de juros e prazos mais longos de pagamento como o recentemente proposto para a Grécia. Se os Eurobônus são uma ponte longe demais, a Alemanha tem que defender uma urgente recapitalização dos bancos para ajudar a absorver as perdas inevitáveis através de um Fundo de Estabilidade Financeira expandido europeu - uma condição sine qua non para resolver a crise do mercado de títulos, pelo menos.

Defesas de construção

Quinto, para construir defesas contra o risco de cair em deflação e estagnação, os bancos centrais devem olhar para além dos programas de compra de títulos, e dirigir-se, ao invés disso, para um aumento da taxa de crescimento da produção econômica nominal. Isso permitiria, por um período temporário, alcançar um ajuste de inflação moderadamente alta, que pode empurrar as taxas de juros bem abaixo de zero e facilitar uma redução no peso da dívida. Não podemos saber como estas propostas irão funcionar, ou quais podem ser sua conseqüências. Mas a política do status quo não é aceitável, para qualquer um. Pode ser que os Estados Unidos alcancem uma crise mais instável do que o Japão e a fratura da zona do euro tenha inesperadas conseqüências políticas. Em 2013, a crise do capitalismo ocidental poderia facilmente se espalhar para a China, mas isso é outro assunto.

George Magnus é economista-chefe do banco suíço USB.

Tradução de Cainã Vidor. Publicado por http://www.sinpermiso.info/textos/index.php?id=4416.

Tags: George Magnus economia O Capital crise financeira Marx

Nenhum comentário: