terça-feira, 26 de julho de 2011

POLÍTICA - Dilma não vai blindar nenhum partido.

Carlos Chagas

Continua forte sobre a presidente Dilma a pressão dos partidos apavorados em que chegue até eles a faxina praticada diante do Partido da República. O lobby é poderoso e atinge a imprensa, levada a divulgar que os ministérios do PMDB estão fora de investigações e de denúncias de corrupção, pelo simples motivo de que o partido é essencial para a preservação da base parlamentar oficial. O mesmo, então, aconteceria com o PT e penduricalhos, tipo PP, PTB e PDT.

Ledo engano. A presidente não desencadeará uma caça às bruxas por conta da lambança verificada no ministério dos Transportes, entregue ao PR, mas, no reverso da medalha, não vai blindar nenhum aliado. Caso surjam acusações de irregularidades em outros ministérios, a postura do governo será a mesma de hoje, ou seja, de apurar, afastar e punir.

Contemporizar não é do estilo de Dilma, ainda que por enquanto nenhum ministério pareça estar na frigideira. Investigações existem, é claro, a cargo da Polícia Federal, do Ministério Público e, em especial, da imprensa. Sendo assim, e apesar das pressões antecipadas, a palavra de ordem é deixar a natureza seguir o seu curso. Ficaria péssimo para o palácio do Planalto conviver com comentário de que “nos Transportes não pode, mas nos outros ministérios a corrupção está liberada”…

Nenhum comentário: