sexta-feira, 29 de julho de 2011

MÍDIA - Cada vez com menos credibilidade.

A desconfiança britânica dos meios de comunicação.

Enviado por luisnassif

Por Michel


Nassif e prezados, vejam esta: o descrédito na imprensa é fenômeno mundial.

Alvo de serveras críticas aqui neste espaço, ao que parece a imprensa brasileira não está sozinha no que tange à desconfiança da população. Interessante observar que a queda da credibilidade na imprensa, sobretudo na Europa, já vinha ocorrendo antes do recente "fator Murdoch". Porém, o que mais me surpreendeu foi a incrível situação da imprensa norte-americana: 30% da população acredita na mídia e 69% não acredita.

A reportagem é de José Roberto de Toledo, do Estadão.

Britânicos já desconfiavam dos meios de comunicação antes do escândalo dos grampos

Por: Jose Roberto de Toledo

Pesquisa do Gallup mostra que há cinco anos consecutivos a maioria dos britânicos desconfia da qualidade do que a imprensa do país publica: 56% disseram não ter confiança na integridade e na qualidade da mídia. Esse dados é anterior ao escândalo do grampeamento ilegal dos celulares de fontes que levou ao fechamento do centenário tablóide dominical “The News of the World”. Não há pesquisa mais recente ainda.

Mas eles não estão sozinhos. Na média da Europa, 42% disseram ter confiança contra 48% que desconfiam. Os irlandeses são os mais bem impressionados com sua imprensa e húngaros e gregos os que mais desconfiados. Nos Estados Unidos a situação é pior: só 30% dizem ter confiança na mídia.

O Gallup não divulgou dados sobre o Brasil.

Nenhum comentário: