quarta-feira, 18 de maio de 2011

POLÍTICA - Reforma política.

Câmara estuda convidar Lula e FHC para discutir reforma política

A Comissão Especial da Reforma Política da Câmara avalia a possibilidade de convidar os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva para participar uma audiência pública na Casa. O relator da comissão, deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse nesta terça-feira (17) que a audiência pode ser realizada em junho.
Desde abril, a pedido do PT, Lula lidera os debates da reforma política no partido. Nessa segunda-feira (16), por exemplo, o ex-presidente participou de reunião com lideranças do PDT, PCdoB e PSB. Já FHC, em artigo recente sobre o papel da oposição, defendeu a tomada de posição do PSDB no debate da reforma.

A reforma política vem sendo discutida pela comissão da Câmara desde o início de março. No Senado, a comissão especial formalizou na semana passada um texto com 11 propostas de mudanças no sistema eleitoral brasileiro.

Nesta terça, Henrique Fontana adiantou que seu parecer deve prever o financiamento público de campanha. Ele também propõe o voto proporcional misto — sistema em que metade dos candidatos seria eleitos pelo voto distrital e a outra, por lista partidária.

Da Redação, com agências

Nenhum comentário: