terça-feira, 19 de abril de 2011

MÍDIA - WikiLeaks: EUA financiaram oposição síria.

Wikileaks: EUA financiaram US$ 6 milhões a grupos de oposição síria,

Redação SRZD | Internacional | 18/04/2011 10h08

Foto: Wikimedia CommonsTelegramas liberados pelo Wikileaks afirmam que o Departamento de Estado dos Estados Unidos financiou secretamente grupos de oposição da Síria. De acordo com o relatório, o financiamento de US$ 6 milhões tinha objetivo de ajudar grupo de exilados sírios a explorar o canal por satélite "Barada TV", que tem sede em Londres. Além de financiar atividades dentro da Síria, afirmou o jornal desta segunda-feira "The Washington Post".

Segundo a publicação, a "Barada TV" começou a transmitir em abril de 2009, contudo aumentou suas operações no intuito de cobrir os protestos na Síria, que se iniciaram no mês passado como parte de uma campanha de longo prazo para retirar o presidente Bashar al-Assad do poder.

A ajuda financeira dos Estados Unidos para as figuras da oposição síria deu início ainda no governo do presidente George W. Bush, depois que as relações diplomáticas com Damas foram congeladas em 2005. A administração do atual presidente Barack Obama procurou reconstruir as relações com Assad.

O artigo, no entanto, não deixa claro se os Estados Unidos continuam financiando os grupos de oposição síria, mas indica que até setembro de 2010 o dinheiro não teria sido fornecido. O Departamento de Estado não quis comentar sobre a autenticidade dos telegramas ou comentar sobre o financiamento da Barada TV.
Fonte: SRZD

Nenhum comentário: