terça-feira, 22 de março de 2011

LÍBIA - Europa meteu-se numa enrascada.

Blog do Zé Dirceu.

Europa fecha com os EUA na Líbia e mete-se numa enrascada.

A Europa mais uma vez acompanhou a diplomacia norte-americana e deu aval para a decisão do Conselho de Segurança da ONU, que autorizou a intervenção na guerra civil na Líbia. O eufemismo "zona de exclusão aérea" não durou nem 12 horas. Na prática, o que assistimos foi uma intervenção pura e simples dos Estados Unidos e de várias outras potências no país. Tanto é assim que, iniciada a ofensiva, a Liga Árabe foi a 1ª a protestar que o ataque à Líbia difere do que foi acordado e aprovado na ONU. Até parce que os países eram ingênuos e não sabiam o que pretendiam os EUA e os outros aliados.

A Europa mais uma vez acompanhou a diplomacia norte-americana e deu aval para a decisão do Conselho de Segurança da ONU (CS-ONU), que autorizou na 6ª feira pp. uma intervenção na guerra civil na Líbia.

O eufemismo "zona de exclusão aérea" não durou nem 12 horas. Na prática, o que assistimos a partir do sábado foi uma intervenção pura e simples dos Estados Unidos e de várias outras potências (França, Inglaterra, Itália, Canadá) no país.

Tanto é assim que, iniciada a ofensiva agora sob o pretexto de fazer o governo Muamar Kaddhafi respeitar a intervenção adotada sob o pomposo nome de "zona de exclusão aérea", a Liga Árabe foi a 1ª a botar a boca no mundo e a protestar que o ataque à Líbia difere do que foi acordado e aprovado na ONU.

Países eram ingênuos, não sabiam o que os EUA queriam?

O texto, lembrou a Liga, diz que o objetivo da zona de exclusão aérea era proteger a população civil, e não bombardear mais objetivos civis. Mais do que isso, com exceção do Qatar, nenhum país árabe quer apoiar a aventura norte-americana e anglo-francesa.

Além da Liga, outros países do bloco chamado de "aliado" se rebelam contra a distorção do que foi aprovado no CS-ONU. Até parece que algumas deles eram ingênuos e não sabiam o que os EUA e as outras potências parceiras pretendiam...

Já que os EUA, pela voz de seu presidente, Barack Obama, apressa-se em querer passar o comando das operações para outra potência ou instituição, a Turquia, inclusive, impediu com seu veto que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) assumisse a coordenação dos ataques. Ela insiste em negociar diretamente com Kaddhafi.
Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: