terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ANOS DE CHUMBO - Exemplo de entulho autoritário no Exército.

Em boa hora o Exército anunciou, em nota oficial, o cancelamento da propaganda que sua Fundação Habitacional do Exército (FHE) pagava ao jornal mensal Inconfidência, de Belo Horizonte. A publicação faz ataques políticos pesadíssimos à presidenta Dilma Rousseff. Ataca, portanto, a figura institucional da Presidência da República, a comandante-chefe das Forças Armadas.

A propaganda aparece ainda na edição do mês passado. Textos no jornal relacionam a eleição da presidenta Dilma ao analfabetismo e expõem um resumo da "vida clandestina" dela durante o regime militar (1964-1985). Esta edição publicou, ainda, uma matéria em que diz haver resistência à presidenta da República em setores das Forças Armadas.

Nesta última edição - a de fevereiro ainda não saiu - o jornal faz um desagravo ao general José Elito Siqueira, do Gabinete de Segurança Institucional, para quem os desaparecidos políticos não são motivo nem de vergonha, nem de glória.

Jornal diz que general não deveria ter se retratado

O texto diz que o general estava certo e que não deveria ter se explicado, nem se retratado à presidenta da República. Há também críticas ao ex-deputado José Genoino (PT-SP) que a partir deste mês trabalha na assessoria especial do Ministério da Defesa.

Os textos trazem uma charge que mostra Genoino, ex-participante da Guerrilha do Araguaia, pisando em um homem que sangra. No alto da página, o ex-presidente Garrastazu Médici (1969-1974) - comandante dos mais duros anos de chumbo da repressão política - é chamado de "o melhor presidente do Brasil em todos os tempos".

Como vemos pelo exemplo deste jornal - dirigido por militares da reserva - e como já afirmamos diversas vezes neste blog, há muito que mudar nas Forças Armadas. O Exército financiando um jornal deste tipo, com esta agenda e pautas, é mais um exemplo de entulho autoritário que permanece.

Ainda que sua existência e pautas cheirem a mofo, o jornal era financiado pelo Estado (Exército) indiretamente. Pior é ter continuado até agora. Um absurdo, além da ilegalidade óbvia. Alguém tem que responder por isso. Quem eram os responsáveis por tais desatinos e ilegalidades? Quem deixou esta Fundação do Exército pagar esta propaganda até agora?

Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: