sábado, 29 de janeiro de 2011

EGITO - O xadrez do Egito.

Blog de Luis Nassif.

Por Andre Araujo.

Pelas barbas de Maomé, como é possivel simplificar a esse ponto questões complexas como a politica do Oriente Médio? É preciso retroceder ao Khediva Isamail para entender o xadrez politico egipcio. Resumindo muito, Mubarak é sucessor de Anuar Sadat que por sua vez é sucessor de Gamal Abdel Nasser, ANTI-AMERICANO até a razi dos cabelos, todo esse grupo que vem do laico Movimento dos Oficiais Livres desde o tempo da deposição do Rei Farouk em 1952, foi durante 40 anos freguês de carteirinha da União Soviética.

A politica do Oriente Medio depende visceralmente da rua árabe, os parlamentos são fracos, os partidos idem, há duas grandes vertentes: a relogiosa e a laica. A primeira esta fora do poder no Egito, na Siria e na Jordania, os governos são laicos, herdeiros do Partido Baath, o grande partido nacionalista arabe não religiosa, que era tambem o partido de Saddam Hussein no Iraque. D o outro lado a Irmandade Muçulmana e suas ramificações entra as quais o Hamas.

Revoltas populares não são nenhuma novidade no Oriente. Lawrence da Arabia as manipulou magistralmente para fazer os arabes se revoltarem contra o Imperio Otomano, , no Cairo em Julho de 1952, no Movimento dos Oficiais Livres que depois o Rei Farouk, neto do Khediva Ismail (que fez o Canal de Suez), o centro do Cairo foi incendiado, queiram 400 prédios, entre os quais o celebre Hotel Shepheard e mais tudo o que fosse birtanico.

Os ingleses mandaram no Egito não oficialmente de 1879 a 1952, o Embaixador britanico Sir Miles Lampson cercou com tanques em 1942 o Palacio Abdine no Cairo, residencia do Rei Farouk e exigiu dele a nomeação de um Primeiro Ministro de agrado dos ingleses.

O grupo de Nasser e Sadat, do qual Mubarak é sucessor, era anti-britanico e pro-alemão, Sadat foi preso pelos ingleses por conspirar com Rommel para faciliatar a vitoria alemã no front da Africa do Norte.

Os EUA apoiam Mubarak mas não o criaram. Faz parte do jogo geopolitico do Oriente Medio, assim como os sovieticos apoiaram Nasser e financiaram a construção da represa de Assuam, fundamental para a economia egipcia.

O pior é que não ha alternativas melhores que Mubarak. El Baradei é um egipcio de fachada, mora no exterior há 40 anos e é muito ocidentalizado, a outra opção é a Irmandade Muçulmana, politica no Oriente Medio nunca foi coisa simples, só para os santelmos que a qualquer coisa que aconteça no mundo, gritam, é o PIG, é a CIA, como podem ser tão primitivos e viva Raul Gil tirando o chapeu para o Odorico Paraguaçu.

Nenhum comentário: