domingo, 23 de janeiro de 2011

ECONOMIA - Duplo ganho, até quando?

Choro sobre o leite derramado.

O Banco Central toma medida para liberalizar totalmente o movimento de capitais e agora o país paga a conta. É uma noticia mais do que esperada desde que, depois de pressionar muito, o BC conseguiu em 2008 autorização do governo para permitir a permanência dos recursos dos exportadores no exterior. O BC abriu caminho, assim, para mais uma forma de especulação com e contra o real. Exportadores e empresas passaram a ganhar de novo, e mais, nos juros e no câmbio - aliás, um esporte amplamente praticado nas barbas do BC e das autoridades que deviam zelar por nossas contas externas e pela moeda.


O Banco Central (BC) toma medida para liberalizar totalmente o movimento de capitais e agora o país paga a conta. Essa matéria da Folha de S.Paulo de hoje, "Exportador deixa dólar no exterior e ganha com câmbio", escancara bem isso.

É nada mais, nada menos que uma noticia mais do que esperada, decorrente de decisão errada tomada há dois anos quando o BC, depois de pressionar muito, conseguiu autorização do governo para permitir a permanência dos recursos dos exportadores no Exterior.

O BC abriu caminho, assim, para mais uma forma de especulação com e contra o real. A partir dai, exportadores e empresas, como bem demonstra a reportagem, passaram a ganhar de novo, e mais, nos juros e no câmbio. O que, aliás, é um esporte amplamente praticado no país nas barbas do BC e das autoridades que deviam zelar por nossas contas externas e pela moeda.

Antes os exportadores eram obrigados a trazer os dólares para o país. Mas, desde 2008, em mais uma benesse com nosso dinheiro, o BC, a pretexto de diminuir a pressão sobre o câmbio, conseguiu convencer o governo de que era necessário autorizar a permanência desses recursos no exterior.

Acredite se quiser

Triplicou, assim, o volume de recursos - de US$ 8 bi para US$ 24 bi - que fica lá fora, permitindo aos exportadores reproduzirem a famosa e viciada operação de ganhar no câmbio e com os juros. Os bancos que recebem esses dólares trazem-nos para o país em forma de empréstimo ou aplicação e os vendem ao próprio BC.

Desse modo empresas e bancos ganham com os juros maiores no Brasil e com o câmbio, um negócio da China - aliás do Brasil, de um BC a serviço do mercado, de rentistas e de especuladores. E é claro, com a vantagem de que se a situacao apertar, não tem problema, o exportador traz de volta o dinheiro para ser trocado por mais reais.

Qualquer principiante sabia que isso ia acontecer. Não adianta agora aumentar impostos e buscar tapar o sol com a peneira. A medida foi tomada exatamente com essa intenção e objetivo: facilitar a vida dos exportadores e dos especuladores com dinheiro do contribuinte.

A prova está aí nessa manobra-operação que triplica o volume de recursos do Brasil que ficam no exterior. Assim, o mesmo volume de dinheiro que não entrou via exportação entrou via operação financeira. Até quando?

Fonte:Blog do Zé.

Nenhum comentário: