terça-feira, 16 de novembro de 2010

CHINA - Crescimento chinês.

Crescimento chinês requer 1,2 planeta a mais


Um mundo que utilizasse recursos naturais e gerasse resíduos em níveis semelhantes aos da China necessitaria de um planeta 1,2 vezes maior que a Terra para se manter, segundo relatório sobre o "rastro do carbono" chinês, apresentado ontem pela ONG ambientalista WWF.

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 16-11-2010.

De acordo com o documento, apresentado pelo diretor-geral da WWF, James Leape, é "crucial" que a China enfrente problemas como as emissões de dióxido de carbono e o acelerado desenvolvimento urbano "para melhorar seu bem-estar sem que isso custe ao planeta". Setores como a construção e o transporte, associados ao avanço do nível de vida, contribuíram para que as emissões de gases-estufa atingissem o patamar de 54% do impacto ecológico no país. Em consequência, a China necessitaria do dobro de seu solo produtivo para satisfazer a demanda de recursos naturais e absorver suas emissões.

A renda per capita no país se multiplicou por 50 nas últimas três décadas, o que foi acompanhado pela rápida industrialização e desenvolvimento urbano.

Fonte: IHU

Nenhum comentário: