sábado, 20 de novembro de 2010

ANOS DE CHUMBO - Dilma foi torturada 22 dias consecutivos.

Em documento da ditadura, Dilma relata ter sofrido 22 dias de tortura


Um processo arquivado no Superior Tribunal Militar (STM) revela que a ex-militante da VAR-Palmares Dilma Rousseff denunciou pela primeira vez ter sido vítima de tortura em maio de 1970, cinco meses depois de ser presa no Dops (Departamento de Ordem Política e Social) de São Paulo. No processo, mantido em sigilo até quinta-feira passada, Dilma conta ter sido torturada por 22 dias consecutivos, entre janeiro e fevereiro de 1970, no auge da repressão militar. Em depoimento prestado na sede do Dops, depois das torturas, Dilma, segundo o Dops, citou nomes de colegas, pontos de encontros e aparelhos (casas) de colegas de luta armada. Meses depois, na Justiça, ela desmentiu o depoimento obtido sob tortura.

A reportagem é de Evandro Éboli e Jailton de Carvalho e publicado pelo jornal O Globo, 20-11-2010.

Em 1970, aos 22 anos de idade, a presidente eleita era uma das líderes da VAR-Palmares, organização da luta armada contra a ditadura. Dilma foi presa em 16 de janeiro de 1970 por subversão. Foi brutalmente torturada e seviciada, submetida a choques e pau-de-arara. Acabou condenada a quatro anos de prisão. No depoimento à Justiça Militar, em Juiz de Fora, em 18 de maio, cinco meses depois de ser presa, Dilma deu detalhes da tortura no Dops. "Repete-se que foi torturada física, psíquica e moralmente; que isso de seu durante 22 dias após o dia 16 de janeiro (dia em que foi presa)", diz trecho do depoimento.

No interrogatório, Dilma reconheceu sua participação na VAR-Palmares, mas negou ser terrorista. Desmentiu o conteúdo do depoimento no Dops, em 26 de fevereiro, depois de torturada. Aos policiais, Dilma teria mencionado, segundo o Dops, nomes de colegas de organização clandestina. Entre eles: Carlos Alberto Soares Freitas, Helvecio Raton, Claudio Galeno, Erwin Resende Duarte, Reinaldo José de Melo, Angelo Pesuti, Murilo Pesuti, José Raimundo Nahas e Maria José Nahas.

Soares Freitas foi preso em fevereiro de 1971. Teria sido morto na prisão e foi dado como desaparecido. Virou fonte de inspiração para a música "Pedaço de Mim", de Chico Buarque. Helvecio Raton, que deixou o país em 1970, foi preso dois anos depois, ao voltar do exílio. Cláudio Galeno, marido de Dilma, estava foragido no período. Os demais citados já estavam presos quando tiveram os nomes mencionados pela colega de organização.

Em depoimento à Justiça Militar, em 12 de outubro de 1970, Antônio de Pádua Perosa, outro militante da VAR-Palmares, relatou que foi preso em um bar onde iria se encontrar com Dilma. Naquele dia, segundo ele, apareceram Dilma, José Olavo Leite Ribeiro - também membro da Var-Palmares - e "os mantenedores da lei". Não está claro no depoimento se a polícia chegou a Perosa a partir de informações de Dilma ou Ribeiro, preso na mesma ofensiva da repressão.

Na Auditoria Militar, Dilma negou ser a Joana D'Arc da subversão e disse que não liderou greve ou assessorou assaltos, como acusou o Ministério Público Militar. "Dilma Vana nega todas as imputações que lhe são feitas e que não são conformes seu depoimento. Não estão provadas", disse, no tribunal, o advogado Francisco Cunha, que atuou na defesa de Dilma e de integrantes da VAR-Palmares.


Fonte? IHU

Nenhum comentário: