quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ELEIÇÕES - Só um tsunami derrota Dilma.

O leitor Fernando Souza Jr. me enviou nos comentários uma análise interessante das últimas pesquisas que puxei aqui pra cima para compartilhar com vocês.

Rovai, me debrucei sobre os números da votação de cada estado no primeiro turno neste último final de semana e te digo que é preciso de um tsunami para o Serra virar esse jogo.

Diria que a principal notícia dessa pesquisa do Vox é que a Dilma continua a vencer no Sudeste. A única possibilidade dela perder esta eleição é o Serra dar uma lavada nela em SP e virar o jogo em Minas. Não é à toa que a capa da Veja desta semana faz parecer que o candidato da oposição é o Aécio, e não o Serra. É uma aposta desesperada.

Num levantamento muito superficial e pessoal, concluí que a Dilma coloca, entre Norte e Nordeste, 12 milhões de votos na frente do Serra, se os patamares de abstenção continuarem os mesmos que os do primeiro turno.
Aonde Serra buscaria os votos suficientes para tirar essa diferença?
No Centro-Oeste e no Sul ele pode até vencer, mas por uma margem pequena.
Resta então o Sudeste. Ele teria que vencer por uma margem altíssima em SP, virar o jogo em Minas e no Rio. Convenhamos, não é uma tarefa fácil.

Por essa pesquisa do Vox, a Dilma ganharia com cerca de 14 milhões de votos de frente, tendo como referência o número de votos válidos do primeiro turno (cerca de 100 milhões). Eu não chegaria a tanto. Pelas minhas contas, acho que ela ganha com 9 milhões de votos de diferença.


Acho que a Dilma joga pelo empate no Sudeste. Se ela empatar ou até perder de pouquinho no triângulo Minas-Rio-SP, a eleição está garantida, ainda que o PiG faça um trabalho muito forte nos próximos 11 dias.
Fonte: Blog do Rovai.

Nenhum comentário: