quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ELEIÇÕES - Serra continua o mesmo.

Uma viagem de cão a quatro dias da derrota.

Serra agride jornalista e chama jornal de "mentiroso"...


José SerraTudo bem que estamos a apenas quatro dias de uma grande derrota tucana anunciada, mas o candidato da oposição a presidente da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS), também não precisava fazer o que se diz popularmente de "chutar o balde" ou "o pau da barraca".

De uma só vez, em viagem de campanha a Salvador ontem, José Serra agrediu um jornalista da Folha de S.Paulo; declarou que o jornal faz reportagem "mentirosa"; que as pesquisas são "compradas"; e que não acredita em sondagens eleitorais.

Mas, justo ele e a Folha se desentendendo? E em torno de pesquisas, um dia depois que uma do Datafolha revelou todo o empenho do jornalão da Barão de Limeira em prol de um 2º turno? É certo que ante a iminência da derrota daqui a quatro dias, o candidato tucano vivia um dia de cão em Salvador, mas não precisava exagerar...

Até pergunta simples irrita o tucano

A pergunta era simples. José Serra apenas foi questionado pela Folha sobre qual é sua estratégia para os últimos dias da campanha. Mas, ao invés de responder, José Serra saiu-se com esta em cima do jornalista: "Certamente não é perder tempo com matéria mentirosa como a que você fez".

José Serra perdeu a fleuma - que no seu caso, já não é lá grande coisa... - e referia-se à reportagem publicada domingo pp. pelo jornal mostrando as ressalvas levantadas (em relatório de 700 páginas) no ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) sobre suas realizações quando era governador. Talvez porque as objeções se referissem a obras e programas que agora, de novo, fazem parte de sua lista de promessas de campanha como candidato tucano.

O presidenciável do PSDB-DEM-PPS já havia respondido á reportagem antes de sua publicação, quando considerou os reparos do TCE-SP "irrelevantes", acusou o jornal de "desinformar" os leitores e de "apostar na máxima petista de pregar que todos são iguais e cometem os mesmos equívocos na ação governamental". Acusar o jornal de adotar "máxima petista" para o Folhão, realmente deve ter sido a máxima agressão...

O respeito de cada um à liberdade de imprensa

Interessante é que antes de criticar a Folha, José Serra defendeu a liberdade de imprensa em discurso na Câmara Municipal de Salvador, onde recebeu o título de "Cidadão Soteropolitano". No pronunciamento, ele citou o poeta baiano Gregório de Matos (1623-1696), afirmando que se ele estivesse vivo "talvez alguns dos censores que andam por aí tentassem calá-lo".

É auto-referência? José Serra costuma ligar para redações pedindo cabeça de jornalistas; demitiu na TV Cultura (do Estado) quando era governador; expulsou jornalistas do Estadão de sua casa; e recentemente criou confusão nos estúdios da Rede de TV CNT, ameaçando não prosseguir com a gravação de uma entrevista com a apresentadora Márcia Peltier porque ela começou com outras perguntas e não as que ele queria que ela fizesse.

Além disso converteu-se, nas últimas semanas no maior arauto da censura na internet, defendendo a medida contra o que ele chama de "blogs sujos" e que são todos os que não o apoiam.
Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: