terça-feira, 14 de setembro de 2010

ELEIÇÕES - Pesquisa Sensus

Do Blog do Alê.







Candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff mantém a liderança na pesquisa Sensus divulgada nesta terça-feira, 14, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) com 50,5% das intenções de voto. José Serra, do PSDB, aparece em segundo lugar, com 26,4% das indicações, e Marina Silva em terceiro com 8,9%.

Estadão - Os outros seis presidenciáveis não chegaram a alcançar um ponto percentual cada. Não souberam responder somam 9,1%, enquanto votos brancos e nulos ficaram em 3,5%.

Dos pontos válidos (excluídos brancos e nulos e redistribuído os indecisos proporcionalmente entre os candidatos), Dilma soma 57,8% dos votos, contra 42,2% dos demais candidatos somados. Essa conta aponta vitória de Dilma no primeiro turno.

A vantagem de Dilma sobre Serra, que era de 17,9 pontos percentuais na última pesquisa, divulgada em 24 de agosto e passou a 24,1 pontos neste último levantamento. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea Dilma tem 44,3%, Serra 23% e Marina 7,1%.

Segundo Turno - Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra, a petista ganharia o pleito com 55,5% dos votos, contra 32,9% do tucano. Não souberam responder: 5,7%. Brancos e nulos: 5,9%. Na pesquisa divulgada em 24 de agosto, os índices eram similares: Dilma venceria o pleito com 52,9% e Serra ficaria com 34%.

A pesquisa Sensus também levantou o percentual de eleitores que acreditam na vitória dos seus candidatos. Dos entrevistados, 71,8% afirmaram que Dilma Rousseff vencerá as eleições. O número é bem maior dos que indicam voto nela, 50,5%. Em contrapartida, José Serra, que foi apontado como candidato por 26,4% dos entrevistados, foi indicado como vitorioso dessas eleições por apenas 16,1%. Marina Silva foi apontada como provável eleita por 1,8%. Os demais candidatos não receberam nem 1% cada. 9,1% não souberam responder. Horário Eleitoral

Rejeição - Aumentou o índice de rejeição aos dois principais candidatos à Presidência da República. De acordo com a pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã de hoje, o porcentual dos eleitores que não votariam na candidata petista, Dilma Rousseff, passou de 28,9%, verificados em agosto, para 29,4% neste mês. Já a rejeição ao candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, subiu de 40,7% para 41,3%. A candidata do PV, Marina Silva, que tem a maior taxa de rejeição, conseguiu reduzir o índice, de 47,9% para 45%.

O levantamento CNT/Sensus quis saber quantos eleitores estão assistindo os programas eleitorais, sendo que 62,3% dos entrevistados responderam que assistiu pelo menos em parte. No final de agosto, 42,9% tinham visto as propagandas eleitorais.

Dentre os eleitores que tomaram conhecimento dos programas, 60,3% consideram o programa de Dilma Rousseff o melhor entre os candidatos. 29,5% avaliaram sendo o programa de Serra como o melhor, enquanto 9,1% votaram na propaganda de Marina Silva.

No final de agosto, dentre os que tinham assistido ao horário eleitoral gratuito, 56% tinham gostado mais do programa de Dilma e 34,3% de Serra, e 7,5% de Marina.

De acordo com o levantamento, o governo Lula bate novo recorde quanto à "avaliação positiva" que é de 78,4%. O índice de eleitores que acham a atuação do governo negativa é de 3,9%.

A aprovação de Lula é de 81,4%. Os eleitores que desaprovam Lula representam 12,2%.

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e realizada entre os dias 10 e 12 de setembro em 136 municípios de 24 estados. Foram feitas 2 mil entrevistas. A margem de erro é de 2,2 % para mais ou para menos.
Fonte: Blog do Alê.

Nenhum comentário: