sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ELEIÇÕES - A inútil baboseira do Serra.

Da Tribuna Petista.

Quebra de sigilos não afetará cenário de vitória para Dilma, dizem analistas.

"O assunto é complicado para a maioria do eleitorado e muita gente nem declaração de Imposto de Renda faz", afirma Marcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope

As revelações são diárias e ocupam as manchetes dos principais jornais do País. Mesmo assim, analistas prevêem que as denúncias envolvendo quebra de sigilo fiscal de pessoas próximas ao presidenciável José Serra (PSDB) terão pouco ou nenhum impacto no rumo da eleição, que tende à vitória no primeiro turno de Dilma Rousseff (PT).

Os argumentos de especialistas convergem. Para eles, o tema é pessoal, de difícil entendimento, sem nenhuma materialização ou força para alterar o quadro eleitoral. "Esse escândalo é fraco e não tem impressão digital clara", disse à Reuters Carlos Ranulfo cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O caso teve início em junho, com pico há dez dias, quando a filha de Serra também foi envolvida nas denúncias. No entanto, o reflexo nas pesquisas de intenção de voto não se fez sentir.

Realizado entre 31 de agosto e 2 de setembro, o Ibope manteve o quadro em que Dilma alcança 51% das intenções de voto e Serra, 27%. O resultado é idêntico ao da sondagem realizada no período anterior, de 24 a 28 de agosto.

No Datafolha, a petista foi de 49% para 50% e o tucano passou de 29% para 28%. No levantamento dos dias 2 e 3 de setembro, as oscilações ficaram dentro da margem de erro.

E na medição do tracking do Vox Populi realizada na terça-feira (7), Dilma variou de 56% para 54% em relação à véspera, dentro da margem de erro, enquanto Serra manteve os mesmos 21%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo portal "iG", ouve 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados dois mil entrevistados.

"Não mudou nada. O assunto é complicado para a maioria do eleitorado e muita gente nem declaração de Imposto de Renda faz", disse Marcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope, justificando a falta de compreensão do eleitorado em relação ao vazamento de dados fiscais.

"As pessoas podem achar que faz parte do desespero (dos tucanos)", afirmou Marcia, a 24 dias do primeiro turno.

A executiva acredita que poderá haver algum impacto no eleitor de alta renda e com instrução superior, que pode se sentir desprotegido em relação a seus dados na Receita Federal, mas por enquanto os dois candidatos estão próximos nestes segmentos.

As próximas pesquisas devem atestar o que preveem os analistas. O Ibope, por exemplo, vai produzir três pesquisas eleitorais para presidente antes do primeiro turno. Uma por semana.

O cientista político Alberto Carlos Almeida, autor do livro "A Cabeça do Eleitor", acredita que as denúncias são marginais ao cenário nacional. "Não vai afetar, não vai virar nada."

Em 2006, conta, o escândalo dos aloprados, com visibilidade bem maior, não fez o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva cair nas pesquisas. Alckmin é que subiu, atraindo os votos em branco e de indecisos, analisou. E no final Lula foi eleito.

Para Almeida, a alta aprovação do governo Lula, o entendimento do eleitor de que Dilma vai lhe dar maior capacidade de consumo e o crescimento da economia de 7% este ano vão eleger a candidata do governo. "É isso, o eleitor quer uma sensação de bem-estar."

Carlos Ranulfo lembra que no caso da tentativa de compra de um dossiê em 2006 houve prisões enquanto essa quebra de sigilo atual não aparenta ter sido usada para nada. "Não tem consequência nenhuma." Há quatro anos, dado o espectro do escândalo dos aloprados, a eleição, prevista para terminar no primeiro turno, foi ao segundo.

Esta matéria foi extraída do site da Abril (proprietária da fétida Revista Veja).

Meu comentário:

"Como se vê, até os golpistas da Abril, no fundo reconhecem que essa "papagaida" promovida por José Serra de nada adiantará. Afinal, o povo não é bobo de achar que uma candidata que está com mais de 20 pontos à frente nas pésquisas vai se preocupar com um candidato que já está morto há tempos." (Guina - Editor)

Nenhum comentário: