domingo, 22 de agosto de 2010

REFLEXÕES DE FIDEL - Sou otimista sobre bases racionais.

Os dias transcorrem. Uns após outros, correm velozmente. Alguns se inquietam. Eu,ao contrário, estou tranquilo.
Compartilho com nossos trabalhadores os resultados que vão obtendo, em meio ao bloqueio e outras necessidades acumuladas. Nosso país é um dos que está mais preparado para enfrentar obstáculos e não só deu provas de grande abnegação como também de solidariedade com outros povos, como os esforços que realizou no Haiti antes do terremoto e muito maiores depois.

Há alguns dias tive a honra de receber os integrantes da heróica Missão Solidária Moto Mendez que complementou o trabalho da Brigada Médica Cubana na Bolívia, que deu mais de 40 milhões de consultas e até ontem operou da vista 543.200 pacientes. Eles superam os golpes das mudanças climáticas onde se alternam os maiores calores e os frios mais intensos.

Sabemos bem o que a Rússia está sofrendo com o calor e as centenas de incêndios nos bosques e a fumaça asfixiante para a multidão, as chuvas tardias e, para culminar, neve no verão. Vimos as imagens dos rios transbordados no Paquistão, e o gigantesco bloco de gelo desprendido da Groenlândia.

Tudo isso é consequência da alteração das condições naturais, provocada pelos próprios seres humanos. Mas sou otimista sobre bases racionais e sólidas. Inquieta-me o futuro, mas também creio cada vez mais que a solução está ao alcance das nossas mãos, se conseguimos fazer chegar a verdade a um número suficiente de pessoas entre os bilhões que povoam o planeta.

Fidel Castro Ruz 20 de agosto de 2010

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: