domingo, 23 de maio de 2010

POLÍTICA - A decepção de Lula com Obama.


23/5/2010
A decepção de Lula com Obama

O presidente Lula se diz decepcionado com seu colega dos EUA, Barack Obama.

A reportagem é de Kennedy Alencar e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 23-05-2010.

É um desapontamento que precedia a crítica norte-americana ao acordo Brasil-Turquia-Irã e que só aumentou com as últimas ações de Washington para aprovar sanções contra Teerã na ONU.

Nas palavras de Lula, Obama diz uma coisa a ele e faz outra, geralmente por meio da secretária de Estado, Hillary Clinton. Segundo o brasileiro, o norte-americano cedeu ao "conservadorismo tradicional" para ter chance de se reeleger, em 2012.

Lula tem dito que Obama não é mais o presidente aberto para dialogar com a América Latina que marcou presença na Cúpula das Américas em abril do ano passado.

Para o petista, Obama deveria aplicar na política externa a receita que usou para aprovar no Congresso a reforma da saúde: remar contra a maré, enfrentando politicamente o Partido Republicano e parte dos democratas.

A primeira grande queixa de Lula ocorreu quando convidou Obama a participar de uma cúpula da União de Nações Sul-Americanas em agosto para discutir as bases norte-americanas na Colômbia. Obama ignorou.

Outra rusga surgiu na cúpula de Copenhague (Dinamarca) sobre o clima. Para Lula, os EUA priorizaram sua agenda interna e não ajudaram a impedir o fracasso.

Na quinta, Lula disse que Obama dava um tiro no pé ao endurecer contra o Irã. Para ele, não foi "atitude de quem ganhou o Nobel da Paz".

A frustração de Lula explica por que o Brasil tem demorado a reconhecer o novo governo de Honduras, país que sofreu golpe no ano passado.

É uma forma de "esticar a corda" e se diferenciar de Washington, que foi mais tolerante em relação ao golpe.

Lula diz que Obama perdeu oportunidades de fazer gestos para os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Raúl Castro, de Cuba.

Nenhum comentário: