sábado, 24 de abril de 2010

POLÍTICA - Para onde irão os eleitores de Ciro Gomes?

Do blog MIGUEL GRAZZIOTINONLINE.

PARA ONDE IRÃO OS ELEITORES DE CIRO GOMES? O PAPEL DE MARINA SILVA E OS MOVIMENTOS DE DILMA E SERRA.




Ciro Gomes é virtualmente um ex-candidato à presidência. Embora mantenha ainda um discurso de candidato, sabe bem que não o será.
Como era esperado, a mídia golpista e serrista está tentando a todo custo criar um cisão entre Ciro Gomes e o governo federal, para que, no mínimo, o ex-governador cearense fique na neutralidade, com manchetes em praticamente todos meios de comunicação do PIG.
Existe quase um êxtase da mídia com a possibilidade de ruptura de Ciro com Lula e , consequentemente, Dilma.
Isto não é por acaso. No que se refere a candidatura Ciro Gomes, a direita vem tendo progressivos sucessos. Primeiro, trabalhou arduamente para que Ciro não concorresse ao governo paulista. Lembremos que o estadão chegou a fazer um "emocionado" editorial pedindo que Ciro não desisitisse de concorrer ao planalto.
Outras tantas matérias e manobras foram ricamente implementadas pelo PIG buscando a desistência do candidato do PSB.
Uma vez conseguindo êxito, a mídia passou a afirmar que uma desistência de Ciro seria favorável a Serra, nitidamente tentando mantê-lo na disputa. Para quem sabe um pouco de política e bastidores, se isto fosse verdade a mídia comprometida lutaria com unhas e dentes para que Ciro abandonasse a disputa.
Agora com o fato prestes a ser concretizado, surge o plano B, que seria automaticamente iniciado caso Ciro não participasse do pleito. Criar uma cisma entre o candidato socialista e a coalizão que apoia Dilma.
É exatamente este movimento que assistimos no momento.
A partir disto, faço uma análise do quadro eleitoral.
Temos agora, para alguns, uma grande incógnita, Ciro Gomes. Como ele irá se comportar? Seu passado remoto de egresso da ARENA, sua antiga ligação com o PSDB, deixa os governistas preocupados e os oposicionistas esperançosos.
Particularmente não vejo em Ciro Gomes a menor possibilidade de vir a apoiar Serra e sua turma. Seria um suicídio eleitoral e uma virada na prática política de Ciro que considero impossível.
Mas, dependendo de como Lula e os seus estiverem acertados com Ciro, este pode vir a cruzar os braços na campanha, e apenas isto, já seria uma enorme vantagem para os conservadores.
Neste ponto uma avaliação das pesquisas, com todo o cuidado que devemos ter, pode ser feita.
Ciro Gomes vinha tendo ao redor de 12% das intenções, Marina Silva a metade disto, aproximadamente.
No momento em que Ciro sai de cena, se confirmado seu movimento de apoio à Dilma, deverá levar mais de 70% de seus votos a candidata do PT. Não só porque num primeiro momento o eleitor de Ciro é alguém que não deseja Serra, mas tem restrição à Dilma, sendo um voto muito mais contra o neoliberalismo do que contra o bom governo petista. Caso Ciro rasgue a bandeira situacionista, deveremos ter seus votos divididos ao meio.
Aqui, Marina Silva/PV, começa a ter peso. O possível eleitor da candidata ou é um conservador que não quer assumir seu voto em Serra, e que o fará no momento em que notar a necessidade do voto útil, e outra parcela, menor, de ex-petistas que estão resentidos com os rumos do governo federal.
A senadora já deixou claro que é candidata de apoio aos tucanos, e se precisar reafirmar isto, perderá o bloco à esquerda que apoiam sua candidatura.
Tenho convicção que a coordenação de sua campanha vê isto claramente, e deveremos ver Marina um pouco mais distante dos degraus conservadores nas próximas semanas. Tudo em razão de querer abocanhar uma fatia generosa dos eleitores de Ciro.
Todavia, a imprensa dominante, que está a serviço de Serra, está também fazendo sua leitura.
Se chegarem à conclusão que Marina será útil, abocanhando uma porção de ex-socialistas que de outro modo votarão em Dilma, então veremos uma maior exposição da candidata verde nas próximas semanas.
De outra forma, se a leitura considerar que Marina crescerá em cima da porção que migraria para Serra, então veremos o enterro da senadora.
O grande problema é saber, com algum grau de certeza, qual passo a ser dado.
Apenas uma coisa, no momento é certa. A direita colocou fogo na relação de Ciro Gomes com Lula e Dilma.
Na habilidade, ou não, do governo federal resolver esta questão, repousarão os próximos passos do PIG.
E Marina? para ela está reservado encenar o jogo que Serra e companhia desejarem.
Triste, porém merecido fim, de uma política que deu às costas a seu passado e achou que poderia ser tratada como uma igual pela direita.
Aguardemos.

Nenhum comentário: