quarta-feira, 21 de abril de 2010

MEIO AMBIENTE - Uruguai vence disputa contra Argentina.


Botnia. Uruguai vence disputa contra Argentina

A Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, rejeitou a demanda da Argentina de demolir a fábrica de papel e celulose construída pela finlandesa Botnia, na margem uruguaia do Rio Uruguai, na fronteira entre os dois países, em uma polêmica iniciada em 2004. O governo argentino aceitou a decisão, mas os ativistas anunciam que manterão protestos.

A notícia é do jornal Zero Hora, 21-04-2010.

O tribunal diz que o Uruguai não violou as obrigações de proteção do meio ambiente que estabelece o Estatuto do Rio Uruguai, que rege o uso da região de soberania compartilhada, rejeitando o pedido argentino de indenização por prejuízos ao ambiente, turismo e agricultura do lado argentino. A Corte determinou, contudo, que Montevidéu descumpriu as obrigações de informação devida com a Argentina sobre suas intenções de construir a fábrica em Fray Bentos, na fronteira natural entre os dois países.

As repercussões

- O chanceler uruguaio Luis Almagro afirmou que o governo está de acordo com a decisão, que “conclui que os padrões (da fábrica) estão de acordo aos parâmetros de excelência que o Uruguai se impôs”.

- A presidente argentina Cristina Kirchner disse que a decisão aceita a posição da Argentina de desrespeito ao tratado do Rio Uruguai e assegurou que “no futuro, não se poderá fazer nada sem consulta”.

Nenhum comentário: